Últimas Notícias

Programa Agente de Empreendedorismo impulsiona negócios locais em Salvador com orientação e capacitação



 

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

 

O programa Agente de Empreendedorismo, fruto de uma parceria da Prefeitura de Salvador com o Parque Social, é uma das políticas públicas desenvolvidas pelo município nos últimos anos visando fortalecer a economia local. A iniciativa tem o objetivo de fomentar o viés de empreendedorismo entre pessoas de baixa renda, oferecendo orientação, capacitação e acesso ao crédito como ferramentas para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico de comunidades da capital baiana.

 

A ação atua diretamente com empreendedores e potenciais empreendedores, promovendo o acesso a informações e conhecimentos essenciais para uma gestão mais profissional dos seus negócios. A proposta é contribuir para o aumento da renda dos participantes, além de estimular a autonomia e o sentimento de pertencimento nos territórios atendidos.

 

As ações do programa são realizadas em escolas da rede municipal de ensino, unidades da Prefeitura-Bairro e no Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm). Para participar, os interessados podem consultar o ponto de atendimento mais próximo acessando o site (www.agentedeempreendedorismo.salvador.ba.gov.br) e informando o bairro em que residem. Interessados também podem obter mais informações através do Instagram (@agentedeempreendedorismo).

 

De acordo com Daiane Moreira, uma das supervisoras do programa, a iniciativa oferece um conjunto de atividades voltadas para o fortalecimento dos pequenos negócios da cidade. Segundo ela, as ações envolvem tanto o apoio a empreendedores já em atividade quanto o incentivo a quem deseja iniciar um novo negócio.

 

“Realizamos palestras de gestão, empreendedorismo e educação financeira, as quais são ministradas ou por parceiros voluntários especializados ou pelo Agente de Empreendedorismo. Também realizamos atendimento individualizado ao empreendedor, tratando as suas principais dificuldades para gerir o seu negócio, como por exemplo: precificação do seu produto, fluxo de caixa, identidade visual e presença nas redes sociais”, afirmou.

 

Ainda segundo Daiane, o programa busca também alcançar pessoas que desejam empreender, mas ainda não iniciaram um negócio formal. “Os potenciais empreendedores também são o nosso público, ao qual promovemos ideias de negócios através de oficinas, palestras e incentivamos a começar ou voltar a empreender”, disse.

 

A construção de vínculos com as comunidades também é parte fundamental da metodologia. “Mapeamos e divulgamos o nosso trabalho nas comunidades e fechamos parcerias em associações, comunidades religiosas, parceiros públicos e privados, além do próprio empreendedor que se torna um aliado”, acrescentou a supervisora.

 

Além do impacto nos territórios atendidos, o programa também se apresenta como uma oportunidade de formação para os estagiários que atuam como agentes. “O Agente de Empreendedorismo é de suma importância para a sociedade, pois através de suas ações desenvolvem economicamente a comunidade, além do papel de transformação com os estagiários, no qual saem do programa como profissionais”, completou Daiane.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS