Últimas Notícias

SALVADOR: Câmara vai conceder Título de Cidadão de Salvador a Seu Jorge; Veja Boletim Câmara completo da última quarta-feira(23)

 




Câmara vai conceder Título de Cidadão de Salvador a Seu Jorge


Numa iniciativa da vereadora Cris Correia, homenagem ao artista será nesta sexta-feira (25), às 10h30, no Plenário Cosme de Farias


A Câmara Municipal de Salvador vai homenagear o cantor, compositor e ator Seu Jorge com o Título de Cidadão de Salvador. Por iniciativa da vereadora Cris Correia (PSDB), autora do Projeto de Resolução nº 64/2024, a sessão solene será nesta sexta-feira (25), às 10h30, no Plenário Cosme de Farias. Jorge Mário da Silva, conhecido como Seu Jorge, é natural de Belford Roxo (RJ).

Em sua justificativa, a vereadora destaca que Seu Jorge “é o artista brasileiro com uma das maiores expressões da nossa música no Brasil e amplamente conhecido no exterior e sempre se afirma como divulgador do seu país no mundo todo, também divulgando a cultura da Bahia internacionalmente, preservando suas raízes ancestrais, a especificidade da cultura soteropolitana”. Recentemente, Seu Jorge lançou o álbum “Baile à la Baiana”, com a participação dos artistas baianos Magary Lord, Pierre Onassis e Peu Meurray.

“Salvador está em Seu Jorge por diversos motivos. É uma conexão ancestral e esse novo trabalho reitera e honra nosso chão, a nossa cultura, identidade, história, lutas e, o mais importante, amplia a nossa representatividade. É Seu Jorge, é a Bahia, somos nós, com toda a nossa potência, africanidade, no mundo e em local de destaque”, afirma a vereadora.

Comovido com a homenagem, Seu Jorge ressalta a importância desse reconhecimento: “Receber esse título é uma honra que carrego no coração. Salvador é um lugar onde me sinto em casa, onde a música pulsa de forma diferente. Ter minha trajetória reconhecida por essa cidade tão rica culturalmente é um privilégio imenso. Me sinto abraçado pela Bahia, e esse título é mais um símbolo dessa conexão que sempre existiu entre nós”.


Baile à la Baiana


A entrega do título ocorre no mesmo ano em que o artista lançou o elogiado álbum “Baile à la Baiana”, disponível em todas as plataformas de streaming. Com 11 faixas inéditas, o disco une a musicalidade carioca às raízes baianas, criando uma sonoridade afro-brasileira rica e dançante. “Esse disco é uma junção de influências que venho acumulando ao longo dos anos, misturando minhas raízes cariocas com a força da música preta da Bahia”, contou o artista na ocasião do lançamento. “É um álbum para dançar, se divertir e celebrar a vida”, completou.

A inspiração para o projeto nasceu justamente em Salvador, no Galpão Cheio de Assunto, um espaço cultural comandado pelo percussionista e amigo Peu Meurray. Foi ali que Seu Jorge se reencontrou com a efervescência artística da cidade e estreitou os laços com Magary Lord, parceiro em diversas composições do álbum. As colaborações com músicos como Adriano Trindade, Rodrigo Tavares, Ivan Sacerdote e a banda Conjuntão Pesadão reforçam a fusão rítmica entre Bahia e Rio de Janeiro, que atravessa todo o disco.


Perfil biográfico


Seu Jorge é um cantor, compositor, ator e multi-instrumentista que navega entre os universos do samba, MPB, R&B, Bossa Nova e funk, conectando gerações e fronteiras através da música e do cinema. Com uma trajetória pautada na pluralidade artística, tornou-se uma voz potente tanto no entretenimento nacional quanto internacional.

Despontou para o grande público em 1997, ao fundar a banda Farofa Carioca, com Gabriel Moura e o flautista francês Bertrand Doussain, um grupo que mesclava rap, samba, MPB, soul e reggae. O álbum de estreia, “Moro no Brasil”, continha o icônico single “A Carne”, uma crítica social que se tornou um hino antirracista na voz de Elza Soares. 

Pouco depois, iniciou sua carreira solo e, em 2001, lançou “Samba Esporte Fino”, também conhecido internacionalmente como “Carolina”, produzido por Mário Caldato e Daniel Ganjaman. O disco firmou seu nome na música brasileira, com hits como “Carolina” e “Chega no Swing”.

Paralelamente à música, Seu Jorge encontrou no cinema uma plataforma para expandir sua arte, com atuações em “Cidade de Deus” (2002) e “A Vida Marinha com Steve Zissou” (2004), “Casa de Areia” (2005), “Tropa de Elite 2” (2010), “Abe” (2019) e “Marighella” (2021). 

Em 2025, Seu Jorge integra o elenco de “Corrida dos Bichos”, dirigido pelo premiado cineasta Fernando Meirelles e Ernesto Solis, e “A Melhor Mãe do Mundo”, de Anna Muylaert, que teve sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Berlim, em fevereiro. O artista também marcou presença no streaming, estrelando séries como “Irmandade” (Netflix), “Mandrake” (HBO) e “Manhãs de Setembro” (Amazon Prime).


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------///

Isabela será homenageada 

com Prêmio Maria Felipa


Premiação é uma iniciativa da vereadora Ireuda Silva


A vereadora Isabela Sousa (Cidadania) será uma das homenageadas com o Prêmio Maria Felipa 2025, em reconhecimento à sua trajetória de luta e compromisso com as comunidades periféricas de Salvador. A cerimônia será realizada na sexta-feira (25), às 17h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. A premiação é uma iniciativa da vereadora Ireuda Silva (Republicanos).

Nascida, criada e moradora da comunidade de Campinas de Pirajá, Isabela representa uma voz ativa em defesa das mulheres, da juventude, do empreendedorismo e dos territórios historicamente negligenciados pelo poder público. Além de parlamentar, ela é presidente estadual do Cidadania na Bahia e fundadora do Centro Cultural Isabela Sousa, que já impactou positivamente mais de três mil famílias, promovendo o acesso à educação, saúde, esporte, cultura e lazer.

Em seu primeiro mandato, Isabela se destaca pelo incentivo ao protagonismo feminino, à participação política da juventude e pela defesa firme de políticas públicas voltadas ao combate das desigualdades sociais e raciais.

O Prêmio Maria Felipa celebra personalidades e instituições que, assim como a heroína negra da Independência da Bahia, contribuem para a valorização da identidade, da resistência e da luta das mulheres negras em seus territórios.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------////



Aladilce destaca obras de melhoria na Pedra Furada


Vereadora solicitou contenção de encostas nas avenidas Constelação e Boa Sorte


Parte dos investimentos aplicados na Península Itapagipana, incluindo as ordens de serviço assinadas na segunda-feira (21) pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo presidente da Conder, Zé Trindade, “vão mudar pra melhor a vida dos moradores da Pedra Furada e do Mirante do Bonfim”. A avaliação é da vereadora Aladilce Souza (PCdoB), que desde o mandato anterior reivindicava obras para a região, como a contenção de encostas e construção de escadarias nas avenidas Constelação e Boa Sorte, em execução.

Ela ressaltou o impacto dessas melhorias para a comunidade local, frisando que dos cerca de R$ 130 milhões investidos em macrodrenagem, para combater alagamentos e ampliar mobilidade urbana na Cidade Baixa,  aproximadamente R$ 4 milhões foram canalizados para a contenção da encosta, escadarias, duas praças no Mirante do Bonfim e requalificação do campo esportivo da Pedra Furada, que ganhará, inclusive, grama sintética. 


Sonho 


“O menor prenúncio de chuva já nos deixava em alerta aqui na Pedra Furada, por causa do perigo de deslizamento. Eram dias e noites sem dormir, pedindo proteção para que a terra não corresse e em segundos destruísse as casas. Sempre que a terra corria era a união dos moradores que fazia a diferença, sendo na retirada da terra, limpeza das casas e terrenos, bem como na palavra amiga, que muitas vezes confortava aquelas famílias atingidas”, relembra o professor Ícaro Santana, de 37 anos, "nascido e criado" no bairro.

Ele destaca a “atuação marcante e a sensibilidade da vereadora Aladilce, pois foi graças a ela que o sonho da construção da obra de encosta começou a ser vislumbrado”. Após muitas reuniões e visitas ao bairro, ela levou as reivindicações da comunidade à Conder, que promoveu os estudos técnicos de viabilidade necessários e, assim, as obras puderam ser incluídas na execução do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1), com recursos do governo federal.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------///

Modernização de pontos 

de ônibus em São Caetano


Vereador George Reis solicita reformas à Secretaria de Mobilidade para garantir mais conforto à população


O vereador George Reis (PP), popularmente conhecido como Gordinho da Favela, enviou um ofício à Secretaria de Mobilidade, no dia 21, solicitando a mudança dos abrigos de pontos de ônibus localizados no bairro de São Caetano.

Ao todo, seis pontos situados na Estrada de Campinas devem passar por reformas. O vereador propõe que os abrigos se adequem ao novo formato comum na cidade, com cobertura e fechamentos laterais em vidro, além da disponibilização de áreas para o carregamento de aparelhos eletrônicos.

“Nossa favela precisa estar dentro dos padrões vistos na cidade. Esse foi um pedido da comunidade e estou aqui para atender. Vamos deixar esses pontos mais bonitos”, afirmou George.

A revitalização dos abrigos teve início em 2023 e prevê um prazo de até quatro anos para ser concluída em toda a cidade.

“Salvador só tem a ganhar com essas mudanças. O povo será melhor tratado e a cidade ficará mais bonita. É por isso que trabalhamos para dar mais conforto e segurança à nossa gente”, concluiu.




---------------------------
DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS