Fotos: Lucas Moura/ Secom PMS
Texto: Nilson Marinho/ Secom PMS
Agosto, mês de combate à violência contra a mulher, motivou a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a realizar ações de conscientização do projeto Alerta Salvador tanto em sua sede, na BR-324, quanto nas garagens das prestadoras de serviços.
Nesta terça-feira (12), agentes de limpeza e outros profissionais da Limp City, integrante do Consórcio Ecosal, participaram de uma palestra sobre conscientização no combate à violência contra a mulher. O evento foi realizado na sede da empresa, localizada no bairro de Granjas Rurais Presidente Vargas.
A agente de limpeza Roberta Conceição Pereira, de 40 anos, foi uma das pessoas que compôs a plateia. Durante o evento, ela contou que conseguiu identificar situações do passado que, à primeira vista, pareciam cuidado, mas que, na prática, controlavam seus movimentos e decisões, tirando sua liberdade e sua autoconfiança.
“Para mim, é muito importante ter eventos como esses. Mesmo com a mídia sempre informando sobre o que está acontecendo, a gente vê que os índices de violência contra a mulher têm aumentado muito. É muito bom que a empresa proporcione esses eventos para a gente, porque muitas mulheres estão sofrendo caladas, passando por essas situações”, comentou.
Ainda conforme a agente de limpeza, o seu ex-parceiro se apresentava como alguém que a amava, cuidava e queria protegê-la, mas, na prática, estava limitando sua liberdade.
“Antes mesmo de entrar em um relacionamento, de conhecer outra pessoa, o amor, o carinho e o cuidado precisam vir acompanhados do respeito ao próximo, independentemente de cor, raça ou religião. O respeito é fundamental. E a confiança também: quando duas pessoas decidem ficar juntas, é porque houve interesse, química. Então, tem que existir confiança e respeito entre os dois, para que não haja esse tipo de violência”, completa.
Letícia da Cunha, representante das empresas M&M Empresa Urbana e Limp City, comentou sobre a importância de promover ações de conscientização sobre o combate à violência contra a mulher entre os colaboradores.
Segundo ela, a palestra realizada nesta terça teve como objetivo mostrar às funcionárias que as empresas estão abertas para receber denúncias e acolher relatos de qualquer situação de abuso ou desrespeito.
“Quando abrimos o processo seletivo, recebemos candidatos homens e mulheres. A maioria dos funcionários é homens. Eles precisam ouvir para entender o lado da mulher, como ela se sente em determinadas situações, o que não deve ser feito, como devem se comportar e como agir com respeito. Queremos transmitir respeito, igualdade e paz. Respeito acima de tudo”, pontua.
Janildes Oliveira de Lima, historiadora e especialista em gestão de Políticas Públicas Gênero, Raça e Direitos Humanos, responsável por conduzir a palestra, afirma que a mobilização é mais uma ferramenta prática e educativa, que usa debates, orientações e eventos para prevenir, identificar e combater qualquer forma de violência contra a mulher.
No próximo dia 25, o evento volta para a sede da Limpurb, quando acontece seu encerramento. Essa última etapa será voltada ao setor administrativo da empresa.