Últimas Notícias

Espetáculo “Vovô” se apresenta em Terreiro que é Patrimônio Cultural Imaterial Afro-Brasileiro de Lauro de Freitas



Após apresentação em Salvador, a temporada segue para o Terreiro Ilê Asé Opô Oyá Sojú, em Lauro de Freitas, neste domingo (17)

Babalorixá Igor de Odé .jpg IMG_0438.JPG

Babalorixá Igor de Odé (Foto: Fábio Bouzas) | Espetáculo Vovô (Foto: Amanda Chung)


A nova temporada do espetáculo “Vovô”, após passar por Salvador, chega a Lauro de Freitas, no próximo domingo (17), às 18h, com apresentação no Terreiro Ilê Asé Opô Oyá Sojú, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Afro-Brasileiro. A iniciativa integra o projeto “Raízes que Povoam”, que busca levar arte e ancestralidade para dentro de terreiros de candomblé em quatro cidades baianas, entre elas, Camaçari e Santo Amaro, que também recebem o espetáculo nas próximas semanas. Com entrada gratuita, a sessão convida o público para uma imersão afetiva na figura do avô negro, símbolo de memória, sabedoria e resistência nas famílias pretas brasileiras. O projeto é uma realização do Instituto de Arte e Cultura da Bahia (IAC-BA) / Teatroescola.

No mesmo dia, das 14h às 16h, antes da exibição teatral, será realizado um workshop de introdução à produção cultural exclusivo para membros do terreiro, conduzido por Nell Araújo, fundador e gestor do IAC-BA e do Teatroescola, a primeira escola artística inclusiva do Nordeste, e gestor do Teatro Jorge Amado. O objetivo é capacitar os participantes nas áreas de elaboração de projetos, comunicação, gestão financeira e estratégias para fortalecimento da cultura de terreiro. Tanto o espetáculo quanto o workshop vão contar com acessibilidade em Libras.

Para o líder espiritual do Terreiro Ilê Asé Opô Oyá Sojú, Babalorixá Igor de Odé (Igor Mascarenhas), a realização do espetáculo “Vovô” no terreiro representa mais do que uma apresentação artística, porque, ao reconhecer as histórias, saberes e tradições do candomblé, o projeto dá visibilidade às narrativas afro-brasileiras e fortalece o sentimento de pertencimento da comunidade. “A presença da arte nesse espaço reforça o papel fundamental dos terreiros na preservação da cultura negra e inspira novas formas de valorização e resistência”, declara.

“Ao trazer a memória desses espaços e das pessoas que os mantêm vivos, o espetáculo se transforma em um ato político e educativo. Ele contribui para romper estigmas, combater o racismo religioso e ampliar o entendimento da sociedade sobre a importância do candomblé como patrimônio imaterial da cultura brasileira. Além disso, promove o diálogo intergeracional, envolvendo jovens e anciãos na construção e na transmissão de suas histórias”, comenta Pai Igor de Odé.

Sobre o espetáculo - O co-criador do projeto e ator da peça, Rafa Martins, destaca a importância de levar o espetáculo “Vovô” para os terreiros, pois dialogam diretamente com os temas centrais do enredo, como amor, cuidado, respeito, mas também tristeza e rancor. “Já fizemos temporadas online, por Salvador, pelo Rio de Janeiro, mas acho que um dos espaços mais importantes e simbólicos é, de fato, o terreiro, porque está carregado de outras coisas”, avalia.

Criado em abril de 2021, durante a pandemia, “Vovô” nasceu como uma criação pensada para o formato virtual, gravada dentro de casa com celulares. Em 2023, ganhou adaptação para o formato presencial, sob direção de Leno Sacramento, artista do Bando de Teatro Olodum. Com dramaturgia sensível e poética, a montagem é interpretada pelos atores soteropolitanos Pedro Zaki e Rafa Martins e agora assume uma nova perspectiva, com diferentes movimentos, expressões e novas sensações.

Sobre o Terreiro - Fundado em 1984 pela Yalorixá Elza Neves - Oyá Sojú, o Terreiro Ilê Asé Opô Oyá Sojú carrega 41 anos de tradição e resistência da nação Ketu. Desde 2014 sob a liderança do Babalorixá Igor de Odé, o terreiro está localizado no bairro de Areia Branca, em Lauro de Freitas, onde foi reinaugurado em 2011. Em 2022, foi oficialmente tombado como Patrimônio Cultural Imaterial Afro-Brasileiro pelo município, destacando sua importância como espaço de preservação da cultura de matriz africana. Os principais orixás cultuados na casa são Oyá, orixá da fundadora, associada à força da natureza, e Oxóssi, orixá do Pai Igor, ligado à fartura, caça e sabedoria.

Além da sua relevância religiosa e cultural, o Ilê Asé Opô Oyá Sojú desempenha um papel ativo na promoção do bem-estar social da comunidade. A casa mantém uma cozinha solidária e uma associação comunitária que desenvolve projetos nas áreas de segurança alimentar, nutricional e cultural. Entre as ações beneficentes promovidas, está o projeto Prato Solidário, que atende aproximadamente 220 pessoas com almoços servidos três vezes por semana, em parceria com o programa Bahia Sem Fome e a organização Humana Brasil. 

“Os terreiros de candomblé são mais do que espaços religiosos, são guardiões de saberes ancestrais, línguas, cantos, mitos, danças e práticas que resistiram ao apagamento imposto pela colonização e pela marginalização histórica da população negra. São também lugares de acolhimento, resistência e reconstrução identitária para gerações de pessoas negras que buscam se reconectar com suas origens”, afirma Pai Igor de Odé.


SERVIÇO


Projeto Raízes que Povoam: Espetáculo Vovô + Workshop Produção Cultural 

LAURO DE FREITAS
Local: Terreiro Ilê Asé Opô Oyá Sojú
Endereço: Rua Capiarara, nº 1.850 – Areia Branca, Lauro de Freitas – BA, 42733-470
Data: 17 de agosto
Horário: Workshop: 14h às 16h | Espetáculo + Bate-papo: 18h às 19h10
Responsável:  Bàbálòrìsá Igor de Odé
Instagram: @igormascarenhas1 | @ileaseopooyasoju

*Atividades com acessibilidade em Libras


CAMAÇARI
Local: Terreiro Ilê Axé Raízes Obá Kossô Omi
Endereço: Rua São José, nº 13 – Distrito de Parafuso, Camaçari – BA, 42811-292
Data: 23 de agosto
Horário: Workshop: 14h às 16h | Espetáculo + Bate-papo: 18h às 19h10
Responsável: Bàbálòrìsá Jorge D'Olwaiyè
Instagram: @ileaxeraizesobakossoomi


SANTO AMARO
Local:  Terreiro Ilê Yá Oman
Endereço: Av. Rui Barbosa, n 577-  Bonfim, Santo Amaro - BA
Data: 29 de agosto
Horário: Workshop: 09h às 12h | Espetáculo + Bate-papo: 14h às 15h10
*Workshop exclusivo para membros do terreiro e estudantes da UFRB
Responsável:  Bàbálòrìsá Sérgio de Ayrá
Instagram: @babasergioayra


FICHA TÉCNICA 


O espetáculo “Vovô” conta com atuação de Pedro Zaki e Rafa Martins, sob direção de cena de Leno Sacramento e direção de movimentos de Dudé Conceição. A direção de produção é assinada por Juliana Sousa, com produção executiva de Rafa Martins e assistência de produção de Joice Salles. A gestão administrativa da instituição e a facilitação do workshop ficam a cargo de Nell Araújo.


Na equipe técnica, Robson Poeta atua como técnico de luz e Fernanda Maia na fotografia. A mobilização de plateia voltada ao público surdo é realizada por Elinilson Soares (pessoa surda), com interpretação em Libras de Vinicius Haastari e Uiara Vieira. A assessoria de imprensa é feita pela Viva Comunicação Interativa, a gestão de mídias sociais por Gabriela Andrade e o design gráfico é assinado por Larissa Boaventura.


informações: Tatiane Freitas

Redação Peso Pesado da Notícia

PESO PESADO DA NOTÍCIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS