Últimas Notícias

Salvador apresenta case de sucesso do Carnaval para comitiva de Trinidad e Tobago





 

Fotos e texto: Ascom Secult

 

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e da Empresa Salvador Turismo (Saltur), apresentou detalhes da operação do Carnaval para a comitiva da missão de intercâmbio com o país de Trinidad e Tobago, através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A delegação participa de experiências imersivas na capital baiana até este sábado (23), com o objetivo de fortalecer cooperações internacionais em torno do modelo de gestão da maior festa popular de rua de todo o mundo.

 

Na abertura da missão de intercâmbio, a vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, apresentou o case de sucesso da folia baiana, ressaltando o modelo de gestão, incentivos financeiros e culturais, ações sociais, sustentáveis, rentabilidade, operação especial, dentre outros aspectos.

 

“Muito feliz em receber, aqui em Salvador, a comitiva da missão de intercâmbio com Trinidad e Tobago. Apresentamos o modelo de gestão do nosso Carnaval, destacando seus aspectos econômicos, sociais e culturais. O Carnaval de Salvador é reconhecido como o maior e melhor do mundo porque é fruto de um trabalho coletivo, que envolve diversas secretarias da Prefeitura e garante uma festa de rua democrática, plural e que exalta a riqueza cultural do nosso povo. Foi uma grande satisfação compartilhar nossa experiência com a comitiva e, ao mesmo tempo, fortalecer laços que podem gerar novas parcerias e aprendizados”, pontuou Ana Paula, durante a reunião, na sede da Secult.

 

Para a consultora do Ministério da Cultura e Desenvolvimento Comunitário de Trinidad e Tobago, Elorne Duncan, o Carnaval de Salvador não é apenas uma celebração da cultura e da música. “É um sistema bem administrado que beneficia pessoas em todos os níveis. Assim como o nosso Carnaval em Trinidad e Tobago, ele une comunidades por meio da criatividade e da alegria. Mas também vi modelos que podemos adotar, como um forte apoio social aos trabalhadores do Carnaval e práticas de saneamento altamente coordenadas que mantêm as ruas seguras e limpas mesmo com grandes multidões. Essas lições nos lembram que o Carnaval é mais do que um espetáculo; é um ecossistema. Aprendendo com Salvador, podemos tornar o nosso ainda mais forte”, avaliou.

 

Thomas Figaro, gerente de Propriedades da Comissão Nacional do Carnaval de Trinidad e Tobago, relatou que está aproveitando cada momento dos aprendizados e experiências na capital baiana. “Percebi que nossos países têm muitas semelhanças culturais e ambos compartilham a mesma paixão pela experiência do Carnaval. Aprendi muito sobre a estrutura organizacional do Carnaval, que posso levar para casa e que vai melhorar o nosso. Estou ansioso para aprender mais e animado para implementar e aprimorar o evento nacional do meu país”, afirmou.

 

Programação - Nesta sexta (22), após reunião sobre as indústrias criativas que estão por trás do Carnaval, a comitiva visita sedes dos blocos culturais afro de Salvador e em seguida farão um mapeamento dos aprendizados e discutirão estratégias de adaptação das políticas à realidade de Trinidad e Tobago.

 

No sábado (23), farão um tour de Afroturismo em rotas selecionadas do Rolê Afro. Durante a semana, a delegação participou de debates sobre governança, sustentabilidade, operação e projetos sociais relacionados ao Carnaval, além de visitas aos equipamentos culturais de Salvador.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS