Últimas Notícias

SALVADOR: Circuito de Saberes da Diversidade promove reflexões em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica




Foto e texto: Ascom Semur

 

Para encerrar o mês de agosto, Salvador recebe uma programação especial do Circuito de Saberes da Diversidade – Reflexões e Práticas sobre Direitos, Cuidados e Oportunidades. O evento é uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), em parceria com o Programa Educativo da Casa das Histórias.

 

O ciclo será realizado nos dias 29 e 30 de agosto, no Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno e no Arquivo Público de Salvador, trazendo diálogos, trocas e vivências em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica (29/08). A proposta é destacar a força, as histórias e a subjetividade das mulheres que amam mulheres, fortalecendo a luta por direitos e reconhecimento dentro da comunidade LGBTQIAPN+.

 

Segundo Vânia Melo, subcoordenadora de gestão do Centro Municipal de Referência Vida Bruno, o Circuito de Saberes foi pensado como primeira atividade de um cronograma que será promovido todos os meses, sempre com foco no protagonismo LGBTQIAPN+, além das demandas diárias de atendimentos do próprio equipamento.

 

“O circuito foi pensado exclusivamente para mulheres lésbicas, para as suas lutas e o seu protagonismo. Juntamente com a equipe da Semur, seguimos na luta para que o Centro de Referência seja um espaço de acolhimento e valorização da diversidade e de ocupação/criação de espaços importantes para discussão de políticas públicas e todas as pautas possíveis que abracem a comunidade LGBTQIAPN+”, disse Vânia Melo.

 

Mais do que uma programação cultural, o circuito reafirma a importância da visibilidade lésbica e da ocupação dos espaços de poder e decisão pelas mulheres da comunidade. É um convite para resistir com afeto, celebrar conquistas e fortalecer o debate sobre políticas públicas inclusivas em Salvador.

 

Na sexta-feira (29), acontece uma roda de conversa sobre saúde, educação e mundo do trabalho, com a participação de Dedé Fatuma, Bárbara Alves e Mizian Duarte. Já no sábado (30), a programação inclui a exibição do filme “Vânia e Valéria”, dirigido por Isabella da Cunha e Isabela Alves, além do trailer de “O que você é sai por todos os lados”, dirigido por Larissa Lacerda. Na sequência, será realizado o Café Lésbico, um espaço de diálogo sobre afeto na perspectiva 50+, com mediação de Janda Mawusi e participação de Larissa Lacerda.

 

“Minha expectativa para esse Café Lésbico é trocar, ouvir e mediar as informações que as outras pessoas também trazem de suas vivências, suas dores, do que esperar dessa sociedade para a nossa comunidade, do que é ser lésbica negra nessa cidade. Como é lidar com a família no primeiro momento, quando a pessoa consegue se enxergar e se ver dentro desse lugar que não agrada a sociedade, mas que reafirma a sua identidade enquanto lésbica, preta, bissexual”, Janda Mawusi.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS