Últimas Notícias

SALVADOR: Estudantes da rede municipal visitam Flipelô e participam de Oficina de Quadrinhos na Casa do Benin


 


Fotos: Bruno Concha/ Secom PMS

Texto: Ana Virgínia Vilaval e Camila Vieira/ Secom PMS

 

Estudantes da rede municipal de ensino visitaram a 9ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), nesta quinta-feira (7). Um grupo de 35 alunos da Escola Municipal São Domingos Sávio, localizada na Avenida Garibaldi, percorreu as ruas do Centro Histórico e finalizou o passeio na Casa do Benin, onde foi realizada uma oficina de quadrinhos, ministrada pelo ilustrador e roteirista Hugo Canuto.

 

Ao final do aprendizado, os adolescentes foram presenteados com revistas do artista. A atividade se repete para novos alunos nesta sexta-feira (8), das 9h às 12h. A Flipelô, que este ano homenageia o escritor e dramaturgo baiano Dias Gomes, segue com atividades culturais até domingo (10).

 

Saff Ohana, 15 anos, comentou que o passeio na Flipelô foi uma ótima oportunidade de ter acesso à literatura e arte produzida em Salvador. “Aprendemos muito na sala com as teorias, mas essas visitas mostram para a gente, na prática, como é a nossa cultura. Estou achando muito legal. Já é o segundo ano que venho”, disse a garota.

 

Pela primeira vez na Flipelô, Matheus de Assis, 15, afirmou que adorou circular pelas ruas do Pelourinho: “Uma maravilha vir para esse lado da nossa cidade, que tem tanta coisa. E, com relação à oficina, achei ótima, mostrou para a gente o que estamos estudando na escola”.

 

Complemento - Diretora da escola há 20 anos, a pedagoga Sandra Pereira explicou de que forma a atividade prática colabora no aprendizado transmitido em sala de aula. “É uma experiência fantástica, já que estão estudando na teoria os gêneros textuais dos quadrinhos e charges. Além disso, é uma vivência extramuros da escola que traz sabedoria para as relações interpessoais. Momento riquíssimo para nossos estudantes”, pontuou a educadora.

 

Para Hugo Canuto, ilustrador e roteirista, a promoção de oficinas de criação de quadrinhos em parceria com escolas e instituições sociais trouxe uma interação especial entre crianças e adolescentes no mundo da leitura.  

 

“Sempre compartilho com eles um pouco da minha vivência, a como se inspirarem a fazer as histórias em quadrinhos. É um aprendizado de como utilizar a ferramenta para que eles contem as suas próprias narrativas. Gosto muito de ensinar. Sempre aprendo também, e nessa troca o artista se alimenta para continuar produzindo, para continuar criando e multiplicando sua arte”, considerou o ilustrador.

 

Vivência - A técnica em organização e gestão da cultura da Fundação Gregório de Matos (FGM), Gabriela Cafruni, destacou a relevância da realização de atividades de fomento à cultura fora do ambiente escolar.

 

“Faz toda a diferença um passeio como esse. Muitos deles nunca vieram ao Centro Histórico e, graças à atividade, podem ter acesso à cultura e literatura em suas raízes. A Flipelô é um evento muito diverso que, com certeza, engrandece muito o aprendizado dos nossos estudantes”, destacou.

 

Programação diversificada – Iniciada na última quarta-feira (6), a Flipelô deve receber cerca de 250 mil pessoas que podem usufruir dos mais de 150 espaços públicos e privados ativados no Centro Histórico, desde a Praça Municipal até o Santo Antônio Além do Carmo. 

 

A programação geral inclui mesas de debates, bate-papos, lançamentos de livros, saraus de poesia, recitais, slams, rodas de conversa, oficinas, apresentações teatrais e musicais, shows, exposições de arte, e uma rica programação infantil com contação de história e diversas atividades lúdicas bilíngues.

 

O Palco Flipelô, no Largo do Pelourinho, recebe shows, entre eles Gerônimo & Banda Monte Serrat e a Orquestra Afrosinfônica. Pela primeira vez, bate-papos serão realizados no palco principal, sempre no final de tarde (17h). 

 

Também como parte da programação, a Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho, segue aberta gratuitamente ao público durante todos os dias, e vai abrigar uma programação com bate-papos e saraus poéticos do Terreiro de Poesia – #AVOZEDITA, no Teatro Café Zélia Gattai, além de oficinas de escrita e acessibilidade na Sala James Amado.




 

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS