Fotos: Lucas Moura / Secom PMS
Reportagem: Camila Vieira / Secom PMS
A VI Jornada do Patrimônio Cultural, promovida pela Prefeitura de Salvador através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), começa nesta quarta-feira (27) promovendo debates e reflexão sobre os bens materiais e imateriais da capital baiana. Neste ano, o tema será “Centro Histórico de Salvador – Quatro décadas como Patrimônio Mundial”, e também homenageia o jornalista, escritor, poeta, compositor e agitador cultural Clarindo Silva, figura popular que há mais de cinco décadas luta pela valorização do Pelourinho.
O primeiro encontro será às 9h, na Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (Abam), localizada ao lado do Monumento da Cruz Caída, no Pelourinho. A primeira atividade da jornada será a entrega da notificação da abertura do processo para que o ofício de Baiana de Acarajé seja reconhecido como Patrimônio Imaterial de Salvador.
Roberta Ventura, gerente de Patrimônio da FGM, fala sobre a importância da Jornada: “Serão três dias de debates muito valiosos, além de ser um momento de celebração. Nossa jornada será marcada pela troca de experiências, conhecimento e discussões sobre assuntos relevantes para a preservação desse lugar de memória, de cultura e de resistência. E Clarindo é uma figura extremamente importante para o Centro Histórico de Salvador, para a preservação e para resistência do local”, ressalta.
Diante da homenagem, Clarindo Silva faz questão de reforçar que sempre esteve à serviço do reconhecimento do Centro Histórico: “São 53 anos batendo na mesma tecla, buscando inicialmente o tombamento como Patrimônio Nacional pelo Iphan, que conseguimos em 1984, e Patrimônio Mundial pela Unesco em 1985. Sinto-me estimulado a continuar nessa peregrinação, porque cada homenagem demonstra um reconhecimento. E eu sou daqueles que acham que as pessoas têm que ser homenageadas em vida”, destaca ele.
Além do reconhecimento das quituteiras e da homenagem a Clarindo, o primeiro dia do evento será marcado pela palestra “Centro Histórico de Salvador: Bem cultural brasileiro reconhecido pela UNESCO”; pela explanação da mesa “O patrimônio dentro do patrimônio: os bens imateriais que habitam o Centro Histórico de Salvador”; por uma oficina de acarajé e por degustação dos quitutes do tabuleiro.
Até sexta-feira (29), a movimentação da jornada se estende a outros espaços culturais da capital baiana como a Casa Vale do Dendê e o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab). As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas através do site https://www.even3.com.br/vi-
Confira a programação:
27/08 – Sede da ABAM
9h às 10h: Recepção
10h às 10h30: Abertura / Falas institucionais / Entrega Notificação Ofício das Baianas
10h30 às 12h30: Palestra de abertura: Centro Histórico de Salvador: Bem cultural brasileiro reconhecido pela UNESCO
12h30 às 14h: Intervalo do almoço
14h às 16h: Mesa 1: O patrimônio dentro do patrimônio: os bens imateriais que habitam o Centro Histórico de Salvador
16h às 17h: Oficina de Acarajé
17h às 18h: Encerramento com atividade artístico-cultural
28/08 – Vale do Dendê
9h30 às 10h: Recepção
10h30 às 12h30: Mesa 2: Presenças e resistências no Centro Histórico de Salvador: desafios socioculturais
12h30 às 14h: Intervalo do almoço
14h às 17h: Vivência Circuito #Reconectar Centro Histórico (Cruzeiro de São Francisco – Estátua de Castro Alves) + Bate-papo sobre o Reconectar e os monumentos da cidade no Café-Teatro Nilda Spencer (Quarteirão das Artes)
Mediação: Prof. Ubiraci Santos (Bira)
29/08 – MUNCAB
9h30 às 10h: Recepção
10h às 12h30: Mesa 3: Preservação do patrimônio material no Centro Histórico de Salvador: potencialidades e desafios
12h30 às 14h: Intervalo do almoço
14h às 16h: Mesa 4: Entre memórias e um futuro presente: ressignificando o patrimônio do Centro Histórico de Salvador
16h às 17h: Visita guiada ao MUNCAB
17h às 18h: Encerramento com atividade artístico-cultural