Últimas Notícias

Salvador lidera geração de empregos no Nordeste no primeiro semestre de 2025 e é 4º lugar no Brasil, aponta Caged




Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

 

Salvador liderou a geração de empregos formais no Nordeste no primeiro semestre de 2025, segundo os dados mais recentes divulgados pelo novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal. Entre janeiro e junho, a capital baiana criou 22.094 postos de trabalho com carteira assinada, ocupando o 1º lugar entre as cidades da região e a 4ª colocação no Brasil, atrás apenas de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

 

Somente em junho, Salvador registrou um saldo positivo de 2.220 novas vagas, o que representa um crescimento de 22,5% em relação a maio e de 27% em comparação com o mesmo mês de 2024. O resultado reflete o aquecimento da economia local, impulsionado pelas políticas públicas da Prefeitura para qualificar a mão de obra e atrair novos investimentos.

 

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, avaliou positivamente o desempenho de Salvador. “Os dados mostram que a cidade está no rumo certo. Temos atuado com uma política focada na atração de investimentos, na desburocratização de processos e na qualificação profissional, com programas como o Invista Salvador e o Treinar Para Empregar”, afirmou.

 

O setor de serviços foi o principal motor da geração de empregos na capital baiana, com 16.946 vagas criadas, sendo os segmentos de atividades administrativas (8.100) e saúde (4.439) os mais dinâmicos. A construção civil também se destacou, com saldo positivo de 4.472 postos formais. A indústria criou 1.439 empregos no período, enquanto o comércio apresentou um resultado negativo, com perda de 802 postos no acumulado do ano.

 

Segundo Mila Paes, o cenário positivo se deve à atuação integrada da Prefeitura com o setor produtivo. “O programa Invista Salvador tem sido um instrumento estratégico para tornar a cidade mais atrativa e competitiva para os negócios. Além disso, estamos capacitando milhares de soteropolitanos com cursos voltados às áreas com maior demanda, por meio do Treinar Para Empregar. Isso melhora a empregabilidade e movimenta a economia”, destacou.

 

A secretária também pontuou a importância das ações de desburocratização. “Destravamos processos, facilitamos licenciamento e temos buscado ampliar o ambiente de negócios. Salvador saltou da 26ª para a 4ª posição entre as capitais no Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças. O tempo médio para abertura de empresas foi drasticamente reduzido, passando de 10 dias e 18 horas para apenas 3 horas. O resultado é que mais empresas estão se instalando ou expandindo suas operações em Salvador”, completou.

 

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS