![]() |
Foto: Ricardo Stuckert/PR |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta segunda-feira (22) de reunião na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, com líderes globais para discutir o genocídio que acontece na Palestina. A Conferência Internacional de Alto Nível, convocada pela França e Arábia Saudita, busca avançar na solução de dois Estados para a região. O governo brasileiro espera que o evento favoreça o reconhecimento da Palestina como Estado por mais países.
No domingo (21), os primeiros-ministros do Reino Unido, Canadá e Austrália reconheceram oficialmente a Palestina, condenando as ações de Israel em Gaza.
Lula, acompanhado de ministros e especialistas, participará da 80ª Assembleia Geral da ONU. O Brasil abrirá os debates na terça-feira (23), logo após os discursos do secretário-geral da ONU e da presidente da Assembleia Geral.
O presidente também lidera, na quarta-feira (24), o evento "Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo", ao lado dos presidentes do Chile e da Espanha. Ele também copreside evento sobre crise climática e o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, que visa financiar a preservação de florestas.