O tema Mudanças Climáticas foi eleito pelo Ibram para esta edição
O Museu do Saneamento da Embasa (MuSa) integra a 19ª edição da Primavera dos Museus, promovida nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece até esta sexta-feira (26). Como o tema “Museus e Mudanças Climáticas”, a programação do MuSa conta com oficinas, palestras, visitas mediadas, dinâmicas educativas e atividades culturais.
A abertura da programação aconteceu na tarde de ontem (23) com uma palestra para estudantes do Colégio Estadual Clarissa Santiago dos Santos (antigo Luís Eduardo Magalhães), localizado em área quilombola da bacia do Saboeiro-Cabula. O tema da atividade foi “Mudanças climáticas e racismo ambiental e institucional”. Segundo a supervisora do MuSa, Josineide da Costa, a escolha da escola tem forte simbolismo social e ambiental.
“O colégio está situado em uma importante bacia hidrográfica do Saboeiro-Cabula e área quilombola e é uma escola que desenvolve um projeto contínuo sobre sustentabilidade. Discutir mudanças climáticas nesse contexto é essencial, já que seus impactos — como estiagens prolongadas e enchentes — afetam diretamente a oferta e a qualidade dos serviços de saneamento”, observa.
Ao longo da semana, ainda estão previstas atividades com jovens aprendizes, estudantes de escolas públicas, agentes comunitários de saúde e encerramento cultural na tarde de sexta-feira (26) com o sarau “Canto das Águas”, protagonizado pelo Coral Água Viva, formado por colaboradores da Embasa. Toda a programação conta com apoio logístico da Embasa, incluindo transporte de estudantes e grupos comunitários e distribuição de kits lanche para os participantes.
Atenciosamente,
Unidade de Comunicação Empresarial da Embasa
Tags:
EMBASA