A Polícia Civil da Bahia, em operação integrada com a Polícia Militar, por intermédio da Delegacia Territorial de Cruz das Almas, 27ª CIPM e Delegacia Territorial de São Felipe, deu cumprimento, na tarde desta terça-feira (23/09/2025), a mandado de prisão em desfavor de R.P., 35 anos, acusado de assassinar a tiros o idoso José Ribeiro de Souza.
O crime ocorreu há pouco mais de um mês, na localidade rural de Copaíba da Boa Esperança, no município de São Felipe. As investigações foram conduzidas de forma integrada entre as equipes das Delegacias Territoriais de São Felipe e Cruz das Almas.
Segundo as apurações, o acusado, que possui envolvimento com o tráfico de drogas ilícitas na região da Escola de Agronomia, em Cruz das Almas, teria recebido a missão de roubar uma motocicleta, adulterar o chassi e a numeração do motor, para utilizá-la na comercialização de entorpecentes na cidade.
No dia do crime, um domingo, o acusado se dirigiu a zona rural de São Felipe, acreditando que ficaria impune. Durante o trajeto, em uma estrada de terra, encontrou o que considerou ser a vítima ideal: um idoso sozinho em uma motocicleta. Ele então anunciou o assalto, armado.
A vítima, entretanto, resistiu a entregar a motocicleta, o que motivou o acusado a efetuar disparos de arma de fogo, resultando em sua morte no local.
Tratava-se de um crime complexo e de difícil elucidação, mas a integração das equipes policiais civis, utilizando técnicas investigativas e expertise policial, possibilitou a coleta de provas suficientes da autoria delitiva. Diante disso, a Delegada de Polícia de São Felipe representou pela prisão do acusado, que foi decretada pela Justiça Criminal.
Na sequência, foi montada uma operação policial para cumprimento do mandado, contando com o apoio imprescindível de policiais militares do PETO e 1o. Pelotão da 27ª CIPM de Cruz das Almas. A ação resultou em mais uma operação bem-sucedida, realizada de forma integrada pelas forças de segurança da Bahia.
Durante a prisão, foi apreendida uma motocicleta com chassi e motor adulterados, a qual será encaminhada para perícia de identificação veicular. As investigações seguem firmes para a completa elucidação deste bárbaro crime que chocou São Felipe e região.
O acusado permanecerá preso à disposição da Justiça Criminal!!!
*Policia Civil - cada vez mais forte!!’*