Últimas Notícias

Bahia conquista cinco premiações na etapa nacional do Prêmio IEL de Talentos 2025

Crédito: Equipe IEL Bahia

Finalistas baianos brilham na disputa em Recife e confirmam o protagonismo do

estado em projetos de educação, tecnologia e desenvolvimento profissional


 A Bahia se consolidou como um dos grandes destaques do cenário de inovação do país ao conquistar cinco premiações na etapa nacional do Prêmio IEL de Talentos 2025, iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) que reconhece projetos de destaque nas áreas de educação, criatividade e desenvolvimento profissional. Realizada na quarta-feira, dia 3, em Recife, a cerimônia consagrou todos os finalistas baianos, que receberam troféu e representaram instituições que têm fortalecido a produção tecnológica no estado, entre elas Ford do Brasil, SESI Bahia, SENAI Bahia e IPQ Tecnologia, confirmando o protagonismo baiano no cenário nacional de tecnologia e desenvolvimento.

Os primeiros lugares ficaram com Andrielen Braz Vanzetto, da Ford do Brasil, vencedora na categoria Inova Talentos, modalidade Artigo Inovador, e com o bolsista Leomar da Silva, do SESI Bahia, que conquistou a categoria Destaque Sistema S, modalidade Projeto Inovador do programa Inova Talentos. Também integraram o pódio Júlia Liz Sales, da IPQ Tecnologia, que alcançou o terceiro lugar na categoria IEL Estágio, modalidade Estagiário Inovador para empresa de médio porte e hoje é funcionária da instituição, além do SENAI Bahia, premiado na modalidade Educação Inovadora, e do SENAI Bahia novamente reconhecido na modalidade Estágio Inovador na categoria empresa.

Vencedora da categoria Inova Talentos, modalidade Artigo Inovador, Andrielen Braz Vanzetto apresentou um artigo que traz um estudo sobre revestimentos inteligentes de autorreparo para peças automotivas, desenvolvido em parceria com a pesquisadora Daniela Cecatto e engenheiros da Ford. A pesquisa analisa uma tecnologia aplicada a componentes metálicos capaz de regenerar pequenos danos, aumentando a durabilidade das peças e abrindo novas possibilidades de uso para a indústria. O trabalho destaca a busca por soluções inovadoras e de alto potencial para o setor automotivo, reforçando a relevância do tema e o impacto que essa abordagem pode gerar na produção industrial.

Adrielen celebrou a conquista destacando que o reconhecimento é fruto de um trabalho coletivo e ressalta a importância do Prêmio IEL para a pesquisa e para o setor industrial. “Ser reconhecido pelo Prêmio IEL de Talentos é um marco importante na trajetória de um pesquisador, o prêmio atesta a excelência do trabalho enquanto pesquisa e também o potencial de inovação para a indústria. É muito recompensador e nos motiva a continuar neste caminho”, destaca.

Já o vencedor da categoria Destaque Sistema S, modalidade Projeto Inovador, Leomar da Silva, bolsista do SESI Bahia, é autor do projeto “Análise estratégica de dados abertos da educação da Bahia – geração de insights e soluções inovadoras para o SESI e o setor público”. A iniciativa analisa dados de escolas das redes públicas dos municípios baianos a partir de indicadores como desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, nota padronizada do IDEB, taxa de aprovação e distorção idade-série. Com o uso de modelos estatísticos, o projeto identifica quais fatores mais influenciam a qualidade do ensino em cada território e aponta as escolas que enfrentam maiores desafios e suas localizações. O resultado é uma ferramenta estratégica que apoia gestores educacionais na definição de políticas públicas mais eficazes e em decisões orientadas por evidências.

“Ganhar o Prêmio IEL foi muito significativo e simbólico, porque um reconhecimento nacional como este mostra que estamos no caminho certo. A gente sabe que os dados têm uma importância muito grande para subsidiar a tomada de decisões, porque, sozinhos, eles não dizem muita coisa, mas, quando são trabalhados de forma correta e colocados nas mãos do gestor, podem mudar escolhas e tornar as decisões mais eficazes. Ganhar o prêmio representa que estamos no caminho certo com as iniciativas que estamos fazendo. O trabalho do SESI Bahia é muito colaborativo e muito focado na educação, e é bom ver pessoas realmente empenhadas em melhorar a área. Para mim, essa foi uma experiência incrível”, afirmou.

“Estamos muito felizes com o resultado da Bahia na etapa nacional do Prêmio IEL de Talentos. Parabenizamos todos os finalistas e em especial os vencedores das categorias do Inova Talentos, que reforçam a importância da inovação para o desenvolvimento constante das empresas baianas”, pontuou a superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) da Bahia, Edneide Lima.

Todos os premiados chegaram à disputa nacional após vencerem a 22ª edição do Prêmio IEL de Talentos Bahia, realizada em agosto. Na etapa estadual, eles se destacaram entre 42 finalistas, resultado que evidenciou a força do estado na formação de profissionais criativos, dedicados e capazes de transformar ideias em soluções práticas. O desempenho expressivo na Bahia garantiu a vaga na competição nacional e reforçou o papel estratégico do IEL Bahia na integração entre estudantes, instituições de ensino e setor produtivo, ampliando oportunidades de desenvolvimento e preparando jovens talentos para contribuir com o avanço econômico e tecnológico do estado.

Criado na Bahia em 2004, o Prêmio IEL de Talentos é uma iniciativa do IEL Bahia, instituição do Sistema Indústria responsável por programas de desenvolvimento profissional. A premiação reconhece a excelência em programas de estágio, aprendizagem e bolsas de inovação, fortalecendo a conexão entre talentos, instituições de ensino, empresas e o mercado de trabalho, e impulsionando o desenvolvimento profissional de todos os envolvidos.


informações:

Viva Comunicação Interativa

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS