Últimas Notícias

Codecon realiza Operação Natal no Shopping da Bahia e intensifica fiscalização no comércio de Salvador


 




Fotos: Otávio Santos/ Secom PMS

Texto: Letícia Silva/ Secom PMS

A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) realizou, nesta sexta-feira (19), a Operação Natal no Shopping da Bahia, intensificando a fiscalização no comércio de Salvador em um dos períodos de maior movimentação do ano. A ação teve como objetivo garantir o respeito aos direitos dos consumidores e oferecer mais segurança tanto para quem compra quanto para os lojistas.

Durante a operação, as equipes da Codecon atuaram na verificação de práticas comerciais, validade de produtos, correta exposição de preços, formas de pagamento, emissão de nota fiscal, políticas de troca e cumprimento das regras de atendimento ao consumidor. Também foram observadas a presença de informações obrigatórias nos rótulos, como validade e composição dos produtos, além da disponibilização visível do Código de Defesa do Consumidor.

A iniciativa foi bem recebida pelos lojistas. Thalita Oliveira, que atua no ramo há seis anos, destacou o caráter orientativo da fiscalização. “É muito importante porque a gente até presta atenção em algumas coisas, mas às vezes deixamos algo passar. As equipes vêm e orientam a gente. É uma ajuda”, afirmou.

Os consumidores que faziam compras no local também aprovaram a ação. A aposentada Amélia Costa, de 72 anos, ressaltou a relevância da presença do órgão. “É uma questão, primeiro, de proteção ao consumidor e, segundo, é uma questão de bom senso”, disse. Ela ainda destacou que prioriza estabelecimentos que seguem as regras. “Procuro lojas de bom preço, com produto de qualidade e que tenham um bom atendimento ao cliente.”

Segundo o diretor-geral da Codecon, Marcelo Carvalho, a fiscalização preventiva é fundamental para coibir abusos e evitar prejuízos. “A atuação da Codecon contribui para promover um ambiente de consumo mais justo e seguro para a população”, destacou.

Até o momento, a operação já visitou 85 estabelecimentos, com o registro de três notificações. As empresas notificadas têm prazo de até 20 dias para regularizar as pendências, sob pena de multa, que pode variar de R$ 900 a R$ 9 milhões, de acordo com a gravidade da infração.

A Codecon orienta que consumidores que identificarem irregularidades registrem denúncias por meio dos canais oficiais: o aplicativo Codecon Mobile, o site www.codecon.salvador.ba.gov.br, o Portal Salvador Digital (salvadordigital.salvador.ba.gov.br) ou pela Central Telefônica 156. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados, na Rua Chile, nº 3, no Centro de Salvador.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS