Ações estruturantes aconteceram ao longo do ano nas ilhas de Itaparica e Vera Cruz e nas áreas de Morro de São Paulo e Boipeba
Com a chegada do verão e o aumento expressivo da população nas áreas litorâneas, a Embasa executou uma série de ações preventivas e operacionais em equipamentos e na rede distribuidora que integram os sistemas de abastecimento de água que atendem as praias do Recôncavo Baiano e do Baixo Sul. As medidas têm como objetivo permitir maior regularidade no fornecimento de água tratada, especialmente durante os períodos de maior demanda no consumo, com mais turistas e população temporária.
É o caso da Ilha de Itaparica, um dos principais destinos baianos, onde a Embasa realizou ao longo deste ano um conjunto de melhorias estruturais, com destaque para a duplicação de 1.285 metros de trecho da adutora de água tratada, entre o reservatório da Embratel e a estação elevatória de água tratada de Vera Cruz, proporcionando melhoria na distribuição. Também houve reforço na captação de água bruta, com substituição de equipamentos, o que possibilitou um incremento de 27% a mais na oferta, com o acréscimo de 44 litros/segundo a mais de água tratada para ser distribuída no sistema.
Para permitir maior segurança operacional, em caso de irregularidade da energia elétrica pela Neoenergia Coelba, a Embasa instalou geradores na captação e na estação de bombeamento de Vera Cruz, entre o final de ano e o carnaval, período de maior demanda do verão. “Ainda na Ilha, foi ativado um novo conjunto motor bomba na estação elevatória, reforço de limpeza das tubulações, instalação de captação alternativa, dentre outras medidas operacionais, que vão contar com as equipes de manutenção em regime de plantão para manter o sistema em funcionamento durante 24 horas por dia”, reforça o gerente regional, Júlio César Brito.
Em Morro de São Paulo, a Embasa trabalhou na energização de dois poços da captação, em operação, que já está proporcionando o incremento de 16% da oferta, com 7 litros/segundo a mais de água para atender moradores e turistas. Em Boipeba, um gerador foi instalado, o que vai permitir segurança energética entre o Natal e o Carnaval, reforçando a segurança do abastecimento. Os sistemas funcionarão durante 24 horas visando atender a demanda da temporada.
Gargalos da energia e clandestinas | “Estamos em interlocução direta com a Neoenergia Coelba, para que possa dar maior celeridade em caso de eventuais paradas da energia em nossos equipamentos para garantir que os nossos sistemas estejam 24 horas em funcionamento. Mobilizadores estarão nas praias levando a mensagem do uso consciente e sem desperdícios da água durante o verão e incentivando denúncias de ligações clandestinas e desvios de água, os chamados “gatos” que também prejudicam o funcionamento do sistema e a chegada da água até as torneiras de quem paga em dia e consome a água de forma correta”, destaca o gerente regional da Embasa.
Caixa d´água e uso econômico | Apesar das ações preventivas, operacionais e de reforço realizadas pela Embasa, Júlio destaca também a colaboração fundamental da população com o uso racional da água e instalação de reservatórios domiciliares dimensionados para atender os moradores e visitantes no imóvel durante o período de maior consumo. “Este é um período de maior demanda da rede pública de água e neste momento medidas simples para reduzir o desperdício pode fazer a diferença. Revisar as instalações do imóvel para evitar vazamentos e estimular o uso econômico, além de ajudar na conta de água, pode garantir mais segurança hídrica para a coletividade”, reforça.
Unidade de Comunicação Empresarial - PCE
Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa)
Tags:
EMBASA


.png)
