Últimas Notícias

Lula lamenta morte de Mãe Carmen do Gantois: “liderou terreiro com muito amor”

 

Foto: Reprodução/Redes Sociais



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou, na noite de sexta-feira (26), a morte de Mãe Carmen Oxaguian, aos 98 anos. Ela era ialorixá do Terreiro do Gantois, em Salvador, e uma das principais lideranças do candomblé no país. A morte gerou manifestações de pesar de autoridades, artistas e instituições.


“Eu e Janja ficamos profundamente tristes com a partida da querida Mãe Carmen de Oxaguian, que liderou com muito amor, por mais de 20 anos, um dos mais importantes terreiros de candomblé do Brasil, o Ilé Ìyá Omi Àse Ìyamase, conhecido em prosa e verso como o Terreiro do Gantois”, disse.


Na mensagem, o presidente destacou o papel da religiosa na preservação das tradições herdadas de Mãe Menininha e de outras matriarcas. Ele destacou que Mãe Carmen manteve viva a espiritualidade africana que influenciou a cultura e a identidade do povo brasileiro.


Outras homenagens também foram registradas. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, exaltou a fé e o acolhimento da ialorixá. O Ministério dos Direitos Humanos prestou solidariedade à comunidade do Gantois. O músico Gilberto Gil também manifestou pesar. Mãe Carmen comandava o terreiro desde 2002 e foi iniciada ainda criança.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS