Brasileiro venceu a categoria Individual Masculino até 65 anos, enquanto Marcelo Alves e Cátia Rita Esteves ficaram com o bronze nas Duplas Sub-60
O Brasil fez história no Campeonato Mundial de Poomsae, realizado em Chuncheon, na Coreia do Sul. Nesta quarta-feira (16), Raimundo Renato Ribeiro conquistou o primeiro ouro brasileiro em um Mundial da modalidade, na categoria Individual Masculino até 65 anos.
O atleta avançou na competição com vitórias sobre representantes do Canadá, Espanha e Austrália. Na semifinal, superou a Turquia e garantiu vaga na decisão contra a Coreia do Sul. Com a vitória na final, Raimundo conquistou o título mundial e levou pela primeira vez o hino nacional brasileiro ao pódio de um Mundial de Poomsae.
Bronze nas Duplas Sub-60
O Brasil também conquistou uma medalha de bronze nas Duplas Sub-60, com Marcelo Alves e Cátia Rita Esteves.
A dupla estreou com vitória sobre a Indonésia e depois derrotou o México. Na fase seguinte, os brasileiros foram superados pela França e encerraram a participação com o terceiro lugar na categoria.
Outros brasileiros em competição
Outros atletas brasileiros também participaram das disputas em Chuncheon. Carol venceu a França na estreia, mas perdeu para a Itália na rodada seguinte. Maria foi derrotada por Taipei, enquanto Cleiton acabou superado pela França.
Na disputa por equipes, a Equipe Feminina Sub-30 enfrentou Hong Kong e foi eliminada. Manoela também entrou em ação e perdeu para a representante do Canadá.
Com um título inédito e duas medalhas conquistadas, a delegação brasileira marcou sua participação no Mundial de Poomsae de 2026 com um resultado histórico para a modalidade no país.
Da Redação do Jornal Panorama
Com as informações da CBTKD
Foto: Carlos Eduardo Vieira Fendel
