A senhora Martinha Guilhermina dos Santos, moradora do município de Brejões, no Centro Sul da Bahia, completou na última segunda-feira, dia 28, 115 anos de Idade. Dona Martinha teve sete filhos, destes, cinco já morreram. Ela mora com a neta, Ilda Mascarenhas.
Em comemoração aos 115 anos foi presidida uma missa solene, na véspera de seu aniversário, na igreja católica da cidade, a qual ela sempre frequentou. “Uma mulher de muita fé, que sempre esteve presente na missa e nos festejos da igreja”, comentou Ilda, neta e cuidadora da idosa.
Dona Martinha ainda teve uma festa de aniversário para fechar com chave de ouro a comemoração do seu aniversário. A  surpresa foi feita pelos vizinhos, amigos e familiares. Há alguns anos ela recebeu homenagens da prefeitura da cidade, por ser a pessoa mais velha do município. Martinha é mais velha que o município de Brejões, que completou no dia 26 de outubro 95 anos de emancipação política.
Segundo seus familiares, Dona Martinha é muito alegre, forte e adora conversar. Mesmo com a idade que tem, demonstra muita força e resistência, sendo um grande exemplo e inspiração para toda família. Uma mulher muito devota, que sempre frequentou a igreja e adorava ir às feiras livres aos sábado, porém com o tempo não pôde mais levar essa rotina, devido a sua saúde física, mesmo assim, sempre que pode, vai a igreja e na casa dos filhos.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Reportagem Karine Mascarenhas