Últimas Notícias

Governadores a favor de isolamento crescem em popularidade; Bolsonaro cai nos números


Governadores a favor de isolamento crescem em popularidade; Bolsonaro cai nos números
Foto: Marcos Côrrea/PR
A popularidade dos governadores brasileiro nas redes sociais aumentou esta semana em meio a discussão sobre as medidas em meio a pandemia do coronavírus. Enquanto o índice medido pelos dados Quaest identificaram uma queda no nome do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), João Doria (PSDB-SP), Wilzon Witzel (PSC-RJ) e Flávio Dino (PC do B-MA) tiveram aumentos de busca na rede. 

O Índice de Popularidade Digital analisa publicações e acessos nas plataformas do Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Google Trends e Wikipedia e fazem uma medição de 0 a 100. Os políticos foram analisados durante um mês, entre os dias 25 de fevereiro e 25 de março, com as consequências da chegada da pandemia no país. 

Bolsonaro ainda lidera em popularidade, mas teve uma queda de 16,8% no índice, de 83,2 para 69,1. Já os governadores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Maranhão tiveram aumento ao integrar a discussão sobre as melhores medidas para lidar com a contaminação no Brasil.   

Dória teve um aumento de 66,1%, saindo de 10,55 para 17,52; Dino alcançou 54,9%, variando de 12,74 para 19,73; e Witzel subiu 39,6%, de 9,76 para 13,62.

A variação dos dados no último mês, e principalmente na última semana, se dá pelos posicionamentos dos políticos diante das medidas sobre a Covid-19. O presidente Jair Bolsonaro é a favor de que as atividades no país voltem ao normal e que a reclusão seja feita apenas pelos grupos de risco, enquanto os governadores defendem o isolamento social, orientado pela OMS, para conter a rápida disseminação do vírus. 

O CEO da Quaest e professor de ciência política da UFMG, Felipe Nunes, comentou a variação dos dados analisados. “Antes esses governadores tinham destaque não independentemente, mas por conta do presidente. Agora estão construindo um capital político independente, estão ganhando musculatura digital própria”, explicou. Doria e Witzel foram eleitos apoiando o atual presidente. Esta semana, o tucano declarou à CNN que se arrependeu do voto a favor de Jair Bolsonaro nas eleições de 2018. 
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS