Últimas Notícias

Bolsonaro sanciona auxílio a santas casas


Quase um mês após o Congresso aprovar auxílio de até R$ 2 bilhões a santas casas e hospitais filantrópicos que auxiliam o Sistema Único de Saúde (SUS), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou, nesta quarta-feira (06/05), a Lei nº 13.995/2020. O objetivo é apoiar as entidades na contenção da Covid-19, que já matou, até essa terça-feira (05/05), quase 8 mil pessoas no Brasil.
O texto passou pela Câmara em 9 de abril e pelo Senado, em 31 de março. Agora, o governo federal tem 15 dias para repassar os valores.
“A União entregará às santas casas e hospitais filantrópicos, sem fins lucrativos (…) auxílio financeiro emergencial no montante de até R$ 2 bilhões, com o objetivo de prepará-los para trabalhar, de forma articulada com o Ministério da Saúde e com os gestores estaduais, distrital e municipais do SUS, no controle do avanço da epidemia da Covid-19 no território brasileiro e no atendimento à população”, diz a lei.
Caberá ao Ministério da Saúde definir os critérios de distribuição dos recursos — a lei prevê, contudo, que deve ser considerada a existência de presídios nos municípios.
Quem for beneficiado também deverá prestar contas da aplicação dos recursos. As santas casas e hospitais filantrópicos poderão receber os valores independentemente de haver débitos ou situação de inadimplência.
O dinheiro deverá ser usado para a aquisição de medicamentos, produtos hospitalares e equipamentos, na realização de “pequenas reformas e adaptações físicas para aumento da oferta de leitos de terapia intensiva”, para contratar mais profissionais, arcar com salários e também para cobrir eventuais aumentos de gastos com “protocolos assistenciais específicos” para enfrentar a pandemia do novo coronavírus.
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS