Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Pelotas chega ao município para coordenar pesquisa do IBOPE Inteligência sobre o Covid-19


O IBOPE Inteligência realiza pesquisa em Santo Antônio de Jesus sobre o Covid-19. Ao Blog do Valente, o coordenador da empresa contratada para a realização do projeto, Mauro Maia explicou que a equipe composta por 18 pessoas chegou ao município nesta quinta-feira (14), para executar o trabalho. A proposta da pesquisa chamada ‘Evolução da prevalência de infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional’ será realizado em 133 cidades do país, nos quais nossos pesquisadores visitarão 99.750 casas para realizar testes rápidos para o vírus e também entrevistar os participantes. A coordenação é da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), com financiamento do Ministério da Saúde. Não há nenhum custo de participação. Segundo Mauro, eles fretaram um ônibus de turismo e estacionaram em frente ao Hotel Pirâmide. Assustada ao ver placa de outro estado, a população filmou a chegada do veículo e as notícias falsas se espalharam pelas redes sociais.
“Para que nosso contingente operacional estivesse em campo devidamente respaldado por órgãos oficiais, a equipe da Universidade Federal de Pelotas consultou o Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e recebeu autorização para realização do trabalho com entrevistadores devidamente treinados por um profissional da área de saúde. Todos os profissionais convocados para trabalhar nesta pesquisa foram treinados para aplicar os testes”.
Confira abaixo os aspectos relacionados aos treinamentos e à segurança das equipes:
– Tivemos o cuidado de selecionar apenas pessoas que não fazem parte dos grupos de risco e todas assinaram um termo declarado de não pertencimento ao grupo de risco.
– A equipe fez o teste rápido de COVID-19, garantindo que todos que estão indo a campo não estão infectados.
– Os entrevistadores foram capacitados com um treinamento presencial por uma equipe da área de saúde, treinada e coordenada por uma biomédica contratada pelo IBOPE Inteligência. Neste treinamento, foram abordados temas como: o que é a doença e seus sintomas, meios de transmissão, os cuidados que precisam ser tomados para evitar contágio, como devem se paramentar quando estiverem nas ruas/ em deslocamento, como devem se paramentar dentro da casa dos entrevistados e como devem retirar cada um dos EPIs.  Além da exposição desse tópicos, vídeos e imagens estão sendo disponibilizados para que possam acessar a qualquer momento. Além disso, foram realizados exercícios para ensinar a forma adequada para retirada e descarte dos EPIs, como e o que deve ser higienizado a cada momento da pesquisa. As equipes também receberam informações sobre como proceder ao chegarem em suas residências (o que fazer com as roupas e como se higienizar). Durante este treinamento, todos as pessoas presentes receberam um kit de EPIs (equipamento de proteção individual) necessários para prevenção contra a COVID-19 e que foram utilizados durante todo o período de capacitação.
– Esse estudo prevê a todos os entrevistadores equipamentos de proteção individuais (EPIs) para uso durante o trabalho de campo, conforme orientação da equipe da Universidade Federal de Pelotas e da biomédica contratada pelo IBOPE Inteligência. São eles:
– Máscaras descartáveis
– Toucas descartáveis
– Aventais descartáveis
– Sapatilhas descartáveis
– Óculos de proteção
– Luvas
– Todos os entrevistadores terão em mãos frascos de álcool gel, sacos de lixo infectante e caixas de descarte de materiais hospitalares.
– Todos terão em mãos um folheto que explica o que o entrevistado deve fazer em caso de resultado positivo.
– Todos os casos positivos em campo serão notificados para a Vigilância Sanitária, conforme determinação das diretrizes do país.
– O morador sorteado para participar deste estudo vai assinar um Termo de Consentimento, no qual consta, inclusive os contatos do CONEP, e terá uma gota de sangue da ponta do dedo coletada, que será analisada em poucos minutos. Após isso, responderá a um breve questionário.
– No tempo entre 15 e 20 minutos, o resultado será fornecido ao entrevistado e, no caso de resultado positivo, todos os demais moradores do domicílio serão testados.

– No dia da realização da coleta de dados, teremos de plantão na sede do IBOPE Inteligência um grupo de profissionais de saúde coordenados pela biomédica por nós contratada, além de profissionais do IBOPE Inteligência devidamente treinados para suporte operacional de qualquer natureza
É importante ressaltar que toda a equipe do IBOPE Inteligência trabalha devidamente credenciada e utiliza os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), conforme orientações do Ministério da Saúde.
Lembramos ainda que todas as informações coletadas nessas duas pesquisas são absolutamente sigilosas, serão tratadas de forma anônima e os respondentes não serão identificados, de acordo com todas as normas éticas internacionais sobre pesquisas em saúde. Os resultados dos estudos serão sempre tratados conjuntamente e nunca de forma individual. Posteriormente, serão amplamente divulgados e publicados em revistas científicas. Ressaltamos ser exceção a comunicação daqueles que testaram positivo, em respeito ao protocolo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para os casos de doenças contagiosas, de modo que sejam adotadas as providencias cabíveis pela Vigilância Sanitária local.
Ressaltamos também que é muito importante que os moradores dos domicílios selecionados aceitem participar desse estudo. Além de ficarem sabendo do resultado dos seus exames, contribuirão com a ciência e com os esforços de conter o avanço da pandemia no País.
Estamos empenhados para contribuir com informação relevante em um momento como o que estamos presenciando no mundo.
Em caso de dúvida, você pode entrar em contato pelo:
pesquisa.covid-19@ufpel.edu.br
pesquisa.covid-19@ibopeinteligencia.com
0800 800 5000
11 3335 8583
11 3335 8606
11 3335 8610

blogdovalente

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS