Últimas Notícias

Brasil segue Estados Unidos e também deixa de pagar contribuições à OMS

[Brasil segue Estados Unidos e também deixa de pagar contribuições à OMS]
Foto : Eduardo Munoz Alvarez/ GettyImages

 

O governo dos Estados Unidos causou uma turbulência internacional ao anunciar que não iria enviar dinheiro à Organização Mundial da Saúde (OMS), como protesto diante do que considerou como um comportamento inadequado da agência em relação aos interesses chineses. Seguindo os EUA, o Brasil também deixou de transferir recursos para a entidade que lidera a resposta à pandemia.

De acordo com a coluna Jamil Chade do site Uol, o governo brasileiro não pagou o quanto deve à agência em 2020, e também não pagou sua contribuição relativa ao ano de 2019. 

Hoje, o governo acumula a segunda maior dívida na entidade, em cerca de US$ 32 milhões. O valor representa mais de 10% do buraco de US$ 310 milhões que enfrenta o orçamento regular da OMS, num momento crítico de sua atuação no mundo.

As contribuições de governos não são voluntárias. Quando um país adere à entidade, passa a ter de pagar uma contribuição anual, com base no tamanho de sua economia e renda. A regra estabelece que, se um pagamento não for feito por mais de dois anos, o governo perde o poder de voto nas decisões da OMS.



Metro1
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS