Últimas Notícias

Mudança climática já é ‘principal responsável pela duplicação das catástrofes naturais em vinte anos’, alerta a ONU

Imagem: Agência Brasil

 

A mudança climática é a principal responsável pela duplicação dos desastres naturais no mundo em vinte anos, alertou a ONU nesta segunda-feira (12), sinalizando que as catástrofes naturais mataram mais de 1,2 milhão de pessoas desde 2000. Durante os últimos vinte anos (2000-2019), 7.348 desastres naturais foram registrados no mundo (por um custo estimado em cerca de US$ 3 trilhões), ou seja, quase o dobro de entre 1980 e 1999, revela um relatório da iniciativa Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UNSDIR).

“A Covid-19 realmente sensibilizou os governos e o público em geral sobre os riscos que nos cercam. Eles podem ver que se a Covid-19 é tão terrível, a emergência climática pode ser ainda pior”, declarou a secretária-geral da UNSDIR, Mami Mizutori. “Sem uma recuperação verde, só aumentaremos a emergência climática” – Mami Mizutori. O relatório, que não cobre riscos epidemiológicos como o coronavírus, mostra que a progressão dos desastres naturais está ligada principalmente ao aumento das catástrofes climáticas, que passaram de 3.656 (1980-1999) para 6.681 (2000-2019).

“Somos conscientemente destrutivos. Esta é a única conclusão a que se pode chegar ao revisar os desastres que ocorreram nos últimos vinte anos”, disse Mizutori. Os custos dos desastres naturais foram estimados em pelo menos quase US$ 3 trilhões desde 2000, mas o valor real é superior porque um grande número de países, especialmente na África e na Ásia, não fornece informações sobre o impacto econômico. As inundações – que dobraram – e tempestades foram as catástrofes mais frequentes nas últimas duas décadas. Para a próxima década, a ONU acredita que o pior problema será ondas de calor




G1

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS