sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Veja registros da chegada da imagem do Senhor do Bonfim à Colina Sagrada

 


Veja registros da chegada da imagem do Senhor do Bonfim à Colina Sagrada

A imagem de Senhor do Bonfim chegou à Igreja Nosso Senhor do Bonfim, na Colina Sagrada, em Salvador, por volta das 12h. Por causa da pandemia de Covid-19, a tradicional festa teve a programação totalmente alterada em 2021. 

 

O tradicional cortejo saído da Igreja de Nossa Senhora Conceição da Praia, no Comércio, não aconteceu, para evitar a disseminação da Covid-19. Neste ano, a imagem do santo foi levada por ruas da cidade, em cima de um carro do Corpo de Bombeiros. 

 

 

O trajeto também foi diferente. A imagem saiu da Igreja da Nossa Senhora da Vitória, seguindo pela Avenida Sete de Setembro até o Terreiro de Jesus. De lá, retornou pela Rua Carlos Gomes, desceu a Avenida Lafayete Coutinho (Contorno), passou pela Igreja da Conceição da Praia e seguiu até a Colina Sagrada.

 

Segundo a professora doutora em Antropologia Cleidiana Ramos, em 104 anos, é a primeira vez que a Lavagem não acontece. 

 

 

"É muito difícil dizer que só aconteceu essa vez [a Lavagem não ocorrer]. Eu fiz uma pesquisa num material de jornais. Nestes 104 anos que dei uma analisada, a festa nunca deixou de acontecer. [...] A lavagem é um rito que faz parte da festa do Bonfim. Ela existe porque foi expulsa da ortodoxia católica. Quando, em 1889, o arcebispo de Salvador proibiu que se lavasse todas as igrejas da cidade, a lavagem saiu do templo”, explicou em entrevista ao programa “Bahia Notícias no Ar”, na Salvador FM. 

Com pandemia, não houve tradicional cortejo | Fotos: Max Haack/ Ag. Haack


Nenhum comentário:

Postar um comentário