Últimas Notícias

Em momento de distanciamento, festival online da Educadora quer aproximar fãs e artistas


Em momento de distanciamento, festival online da Educadora quer aproximar fãs e artistas

Em um momento em que cantores, compositores e artistas independentes mais sofrem por conta das medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus, o edital da 19° edição do Festival de Música Educadora FM pode ser um alento. Em entrevista o coordenador do festival, Paulo Alcoforado, comentou sobre a importância da iniciativa em um momento de tanta dificuldade para os artistas do ramo musical.

 

Como o maior festival de composições da Bahia, a proposta surgiu da própria rádio para estimular a produção independente de música, já que a todo momento artistas baianos apresentavam seus trabalhos à emissora. “Começou da percepção da rádio de que havia um conjunto de artistas baianos que tinham trabalhos para mostrar, e seria de extrema importância promover esses trabalhos", explica.

 

Na última edição a premiação bateu recorde de músicas inscritas, atingindo 1.214 fonogramas de participantes de diversas cidades da Bahia e baianos residentes em outros 9 estados. Também foi registrado o maior número da história de votos populares via internet, alcançando a marca de 132.501 votos em 34 dias. O que foi um desafio para equipe, que teve que se adaptar para comportar a alta demanda devido ao sucesso do evento. “No ano passado nós tivemos que desenvolver uma estrutura de TI, pois todas as interações do festival se deram via sistema: todas as inscrições, trabalho da comissão julgadora, votação online das 150 músicas selecionadas... tudo feito através do mesmo sistema e interação online”. Ainda sobre o recorde de inscrições, acredita-se que a possibilidade de tornar grande parte das etapas no formato virtual ajudou a quem tem acesso a essas ferramentas. “A possibilidade e o suporte facilitou essa entrada, claro, para as pessoas que têm acesso a internet. Pensando que é um festival para as pessoas que moram na Bahia, antes quem não vive em Salvador ou não estava na cidade e não podia entregar pessoalmente no Irdeb (Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia), teria que remeter o material por uma agência dos Correios, então tinha custos e uma série de questões. Já com o sistema, a pessoa acessa, preenche o formulário online e faz o upload dos arquivos solicitados e a inscrição está concluída. Então foi de grande ajuda”, afirma Paulo.

 

 

Uma pesquisa feita pela União Brasileira dos Compositores (UBC) mostrou que, com o fechamento das casas de shows e a proibição das apresentações em bares e restaurantes, como medida para conter o avanço do novo coronavírus, houve impacto em média de 86% do mercado musical, afetando diretamente músicos, compositores, intérpretes, produtores e outros profissionais da música que trabalham de forma independente. O festival traz premiações que variam entre R$ 1.000,00 e R$ 12.000,00 e a reprodução dos trabalhos selecionados na programação da rádio, o que ajuda diretamente esses artistas, fazendo com que o evento tenha uma grande importância para a classe durante esse momento difícil. Para Paulo, o festival cumpre um papel que de alguma forma aproxima as pessoas desses artistas, num momento em que o indicado é o distanciamento.

 

“Cumpre uma primeira função que é: um festival lançado por uma emissora de rádio, então já existe a perspectiva das músicas serem veiculadas na emissora, na programação da Educadora FM - o que do ponto de vista de divulgação já é importante. A segunda função que cobre é: que por premiar categorias de ‘canção’ e ‘instrumental’, isso acaba estimulando a produção direcionada para o evento de quem já produz música ou quem apenas precisava de um incentivo”.

 

A cada ano o evento traz um artista para ser homenageado, e nos últimos anos já passaram por ele grandes nomes como: Tom Zé, Elza Soares, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Mateus Aleluia. Em 2020, na 18° edição, o festival fez uma homenagem aos 50 anos de trajetória artística musical de Mateus Aleluia, baiano, compositor, cantor, instrumentista e remanescente do grupo vocal “Os Tincoãs”.

 

 

Alguns detalhes ainda estão sendo acertados, e muitas novidades ainda serão reveladas. Além disso, em maio deste ano, a Rádio Educadora FM lançou uma nova programação, inaugurou novas instalações com seis estúdios e ampliou significativamente o alcance de seu sinal, por meio de um novo transmissor FM e do aplicativo Educadora Play.

 

As inscrições para a nova edição já está aberta, e serão realizadas através do site www.festivaleducadora.com.br até 24 de julho.


por Matheus Lens bn

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS