Últimas Notícias

Covid-19: Sesab recomenda que gestantes não recebam doses de vacinas diferentes

 


De acordo com a pasta, esta é a posição do Plano Nacional de Imunizações

Covid-19: Sesab recomenda que gestantes não recebam doses de vacinas diferentes

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia recomenda que as mulheres que já têm mais de 45 dias de puerpério se vacinem com a segunda dose do mesmo imunizante que tomaram ainda gestantes. De acordo com a pasta, esta é a posição do Plano Nacional de Imunizações e é a orientação enquanto não há estudos conclusivos acerca da eficácia e possíveis consequências da mistura de vacinas de laboratórios e tecnologias diferentes. 

Ainda segundo a Sesab, se a primeira dose tiver sido feita com a vacina da AstraZeneca, as mulheres devem aguardar o prazo pós parto de 45 dias para completar o esquema vacinal. Além disso, a imunização com vacinas da Oxford/AstraZeneca e Janssen-Cilag, de composição com vetor viral, para vacinação das gestantes e puérperas a partir de 18 anos continua suspensa. Para este público, a vacinação deverá ser realizada com as vacinas dos fabricantes Sinovac/Butantan e Pfizer/Wyeth.

A vacinação poderá ser realizada em qualquer trimestre da gestação e deve ser avaliada individualmente por cada paciente junto ao seu médico, para avaliação da relação risco-benefício. “As gestantes e puérperas tem risco aumentado para complicações obstétricas decorrentes da Covid-19, tais como parto prematuro e óbito fetal”, explica Tereza Paim, médica neonatologista e subsecretária da Saúde do estado da Bahia

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS