Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Covid-19: Sesab recomenda que gestantes não recebam doses de vacinas diferentes

 


De acordo com a pasta, esta é a posição do Plano Nacional de Imunizações

Covid-19: Sesab recomenda que gestantes não recebam doses de vacinas diferentes

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia recomenda que as mulheres que já têm mais de 45 dias de puerpério se vacinem com a segunda dose do mesmo imunizante que tomaram ainda gestantes. De acordo com a pasta, esta é a posição do Plano Nacional de Imunizações e é a orientação enquanto não há estudos conclusivos acerca da eficácia e possíveis consequências da mistura de vacinas de laboratórios e tecnologias diferentes. 

Ainda segundo a Sesab, se a primeira dose tiver sido feita com a vacina da AstraZeneca, as mulheres devem aguardar o prazo pós parto de 45 dias para completar o esquema vacinal. Além disso, a imunização com vacinas da Oxford/AstraZeneca e Janssen-Cilag, de composição com vetor viral, para vacinação das gestantes e puérperas a partir de 18 anos continua suspensa. Para este público, a vacinação deverá ser realizada com as vacinas dos fabricantes Sinovac/Butantan e Pfizer/Wyeth.

A vacinação poderá ser realizada em qualquer trimestre da gestação e deve ser avaliada individualmente por cada paciente junto ao seu médico, para avaliação da relação risco-benefício. “As gestantes e puérperas tem risco aumentado para complicações obstétricas decorrentes da Covid-19, tais como parto prematuro e óbito fetal”, explica Tereza Paim, médica neonatologista e subsecretária da Saúde do estado da Bahia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS