O discurso de Tadeu Schmidt para anunciar o segundo eliminado do BBB22 deixou os brothers reflexivos. A gaúcha Bárbara, por exemplo, chegou a causar polêmica ao tentar decifrar o texto do apresentador. Isso porque, na visão dela, o trecho sobre “sinais do jogo” foi direcionado não apenas a Jessi (que domina a linguagem de Libras) e Rodrigo (o eliminado da vez) como também para Natália, a primeira participante com vitiligo da história do reality show.
“Ele [Tadeu] também falou da Natália, dos sinais do corpo. O vitiligo é uma doença que se manifesta depois que tu passou por muita coisa, quando tu reprime muito teu emocional, e o corpo coloca pra fora. São marcas da vida, não só os sinais dentro do jogo. Isso quer dizer muita coisa sobre as atitudes dela, como ela reage, tem muito a ver com tudo que ela viveu”, disse Bárbara em conversa com colegas de confinamento no quarto Lollipop.
O que diz a Sociedade Brasileira de Dermatologia
O pensamento de Heck, de fato, não está totalmente equivocado. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o vitiligo é uma doença que realmente pode ser desencadeada ou agravada por alterações ou traumas emocionais.
Apesar de serem ofensivas na maioria das vezes, dúvidas sobre a condição são comuns. Natália mesmo propagou informações falsas sobre o vitiligo dentro do BBB, conforme o Metrópoles noticiou anteriormente. O mais importante de tudo é saber que a patologia, ainda carregada de estigmas, não é contagiosa, tampouco afeta algo além da pigmentação da pele.