Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Cientistas anunciam recorde de geração de energia através de fusão nuclear

 Máquina JET, da iniciativa EUROfusion, sustentou processo por cinco segundos, mais que o dobro do recorde anterior



Na busca por uma fonte de energia confiável quase ilimitada e sem emissão de carbono, os cientistas já geraram energia desta maneira antes, mas lutam há décadas para sustentá-la por muito tempo.

Nesta quarta-feira (9), no entanto, cientistas do Reino Unido anunciaram que mais que dobraram o recorde anterior para gerar e sustentar a fusão nuclear, que é o mesmo processo que permite que o sol e as estrelas brilhem com tanto brilho.

A fusão nuclear é, como o próprio nome sugere, a fusão de dois ou mais átomos em um maior, um processo que libera uma tremenda quantidade de energia na forma de calor.
“Nosso experimento mostrou pela primeira vez que é possível ter um processo de fusão sustentado usando exatamente a mesma mistura de combustível planejada para futuras usinas”, disse Tony Donné, CEO da EUROfusion, em entrevista coletiva.

O potencial para a energia de fusão é enorme. O experimento JET usou os elementos deutério e trítio – que são isótopos de hidrogênio – para o processo. Esses elementos provavelmente serão usados ​​em fusão em escala comercial e podem ser encontrados na água do mar.

Especialistas dizem que os resultados provam que a fusão nuclear é possível e não é mais uma solução de sonho para a crise climática.



CNN Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS