Últimas Notícias

Cientistas anunciam recorde de geração de energia através de fusão nuclear

 Máquina JET, da iniciativa EUROfusion, sustentou processo por cinco segundos, mais que o dobro do recorde anterior



Na busca por uma fonte de energia confiável quase ilimitada e sem emissão de carbono, os cientistas já geraram energia desta maneira antes, mas lutam há décadas para sustentá-la por muito tempo.

Nesta quarta-feira (9), no entanto, cientistas do Reino Unido anunciaram que mais que dobraram o recorde anterior para gerar e sustentar a fusão nuclear, que é o mesmo processo que permite que o sol e as estrelas brilhem com tanto brilho.

A fusão nuclear é, como o próprio nome sugere, a fusão de dois ou mais átomos em um maior, um processo que libera uma tremenda quantidade de energia na forma de calor.
“Nosso experimento mostrou pela primeira vez que é possível ter um processo de fusão sustentado usando exatamente a mesma mistura de combustível planejada para futuras usinas”, disse Tony Donné, CEO da EUROfusion, em entrevista coletiva.

O potencial para a energia de fusão é enorme. O experimento JET usou os elementos deutério e trítio – que são isótopos de hidrogênio – para o processo. Esses elementos provavelmente serão usados ​​em fusão em escala comercial e podem ser encontrados na água do mar.

Especialistas dizem que os resultados provam que a fusão nuclear é possível e não é mais uma solução de sonho para a crise climática.



CNN Brasil

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS