Últimas Notícias

PF troca diretor de setor que investiga família Bolsonaro

Novo diretor-geral nomeou Caio Rodrigo Pellim para coordenar o setor de Investigação e Combate à Corrupção.


O delegado Caio Rodrigo Pellim é o novo responsável por coordenar o setor de Investigação e Combate à Corrupção, substituindo Luiz Flávio Zampronha. A nomeação, feita pelo novo diretor-geral da Polícia Federal, Márcio Nunes de Oliveira, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (17/3).

Pellim era superintendente regional do Ceará, cargo que ocupava desde julho de 2021. Também atuou como coordenador das delegacias da Polícia Federal em Rondônia e Rio Grande do Norte.

Esse setor tem a competência de liderar as providências para apurar a disseminação de fake news e o financiamento de ações antidemocráticas, além de investigar parlamentares suspeitos de desvio de dinheiro público.

Também é o setor que possui maior repercussão na hierarquia da Polícia Federal: a Coordenação de Inquérito nos Tribunais Superiores (Cinq) está vinculada à diretoria de Investigação e Combate à Corrupção. O Cinq é responsável por investigar políticos em inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Nas operações, estão sendo investigados deputados aliados ao presidente Jair Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro (filhos do presidente), além do próprio chefe do Executivo.

A mudança na direção-geral ocorreu no dia 3 de março, quando Márcio Nunes de Oliveira, que era secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), substituiu o delegado Paulo Maiurino.

O até então chefe de Investigação e Combate à Corrupção estava no cargo desde abril do ano passado, quando Maiurino havia assumido como diretor-geral. O último, por sua vez, deixa a diretoria para ir para o Ministério da Justiça.




Metrópoles
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS