Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Astrônomos descobrem a galáxia mais longínqua já detectada

Foram necessárias mais de 1.200 horas de observação do céu e a ajuda de quatro telescópios.

Foto: AFP

Os astrônomos estão animados: a galáxia mais longínqua já detectada, surgida há 13,5 bilhões de anos, foi descrita em um estudo, cujos resultados devem ser confirmados por observações mais detalhadas.

Foram necessárias mais de 1.200 horas de observação do céu e a ajuda de quatro telescópios para encontrar o "HD1": um objeto muito luminoso, cuja "cor vermelha corresponde surpreendentemente às características de uma galáxia situada a 13,5 bilhões de anos", explica seu descobridor, Yuichi Harikane, em comunicado publicado juntamente com o estudo, na sexta-feira, pela The Royal Astronomical Society.

A intuição foi corroborada por dados complementares coletados pelo observatório Alma, no Chile: o HD1 situa-se 100 milhões de anos mais distante do que GN-z11, até agora a galáxia mais longínqua descoberta.

A galáxia HD1 surgiu alenas 300 milhões de anos depois do Big Bang, em um período muito primitivo do universo. E a luz que emana viajou por 13,5 bilhões de anos até chegar à Terra.

Para determinar sua idade, os cientistas mediram a desvio para o vermelho de sua luz de origem. Como o universo está em expansão, o espaço entre os objetos se amplia. E quanto mais remontamos ao passado, mais distantes estão estes objetos e mais sua luz se estica, deslocando-se em comprimentos de onda cada vez mais vermelhos.

"Quando encontrei este vermelho, fiquei arrepiado", explicou o astrofísico da Universidade de Tóquio, um dos autores do estudo publicado no Astrophysical Journal.


A Tarde

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS