Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

2 de Julho: Celebração conta com programação ampla este ano


2 de Julho: Celebração conta com programação ampla este ano

Este ano, a celebração do 2 de Julho completa 199 anos. Para a data de Independência do Brasil na Bahia, está prevista uma programação que contempla cerimônia especial que marca o retorno e a ocupação das ruas da capital por esta festa popular, Cortejo Cívico, além de atividades artístico-culturais.  O evento é organizado pela Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e a programação terá início na quinta-feira (30) com a saída do Fogo Simbólico da cidade de Cachoeira, que tem previsão de chegada a Salvador, no Largo de Pirajá, no dia seguinte, às 16h. No mesmo dia (1º), às 9h, acontece o Te Deum, na Igreja do Rosário dos Pretos.


O tema escolhido para esta edição do evento é: “A construção da nossa história”, que segundo a Prefeitura, busca enaltecer o protagonismo dos baianos e baianas na conquista da independência do Brasil no estado.

 

A tradicional alvorada de fogos no Largo da Lapinha está prevista para às 6h, do sábado (2) e a preparação do Cortejo Cívico. Em seguida, será realizado o hasteamento das bandeiras e a deposição de flores no monumento do General Labatut. No meio da manhã. Por volta das 9h, o primeiro momento do Cortejo é iniciado em direção à Praça Thomé de Souza (Praça Municipal), com homenagens aos heróis da independência pelo Convento da Soledade, Ordem Terceira do Carmo e Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. 

 

No turno da tarde, a partir das 14h, será o momento da segunda parte da caminhada em direção à Praça 2 de Julho, no Campo Grande. A responsabilidade de acender a pira do Fogo Simbólico fica com Hebert Conceição, jovem baiano que é campeão olímpico de boxe. O momento é acompanhado pelo hasteamento das bandeiras, a deposição de flores no Monumento ao 2 de Julho e a execução do hino nacional e do Estado da Bahia.  

 

Programação artístico-cultural também faz parte da celebração 2 de julho. No sábado (2), às 9h, o grupo Encenação Museu Vivo na Cidade apresenta a intervenção “Heróis da Independência saúdam o Caboclo e a Cabocla”, na sacada da Casa do Benin. A proposta busca trazer as figuras históricas que marcaram a Independência do Brasil na Bahia durante a passagem do Cortejo Cívico.

Em seguida, às 12h, ainda na Casa do Benin, vai ter o projeto “Culinária Musical”, com a preparação de um cardápio especial feito pelo afrochef Jorge Washington. Na oportunidade, ele vai receber cantor Sinho Bernardo e a cantora Denise Correia. Nesse espaço, está prevista uma performance poética com Jocelia Fonseca e mais uma intervenção do Encenação Museu Vivo na Cidade. No fim da tarde, por volta das 17h30, no Largo do Campo Grande, os baianos e turistas vão poder conferir o XXXI Encontro de Filarmônicas sob a regência do maestro Fred Dantas. O tradicional evento musical congrega distintas filarmônicas da Bahia, em um momento de saudação ao 2 de Julho.  

 

No domingo (3), último dia das comemorações na Bahia, às 17h, ainda no Campo Grande, o cantor Gerônimo apresenta um repertório especial pelo 2 de Julho. Na sequência, às 19h, a Orquestra do Maestro Fred Dantas promove o Baile da Independência, que promove uma ambiência dos tradicionais bailes com quermesse. Por fim, na terça-feira (5), às 18h30, os carros emblemáticos do Caboclo e da Cabocla retornam ao Pavilhão, no trajeto que parte do Campo Grande à Lapinha. Estão previstas a participação da Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô, Fanfarras e Grupos Culturais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS