Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Cidade de Nazaré se destaca em crescimento e desenvolvimento nos últimos 5 anos

 

A cidade de Nazaré, localizada no Recôncavo Baiano, vizinha do Baixo Sul, conhecida por muitos como "Nazaré das Farinhas" e conhecida internacionalmente através da famosa Feira dos Caxxis tem sido destaque no cenário baiano em crescimento e desenvolvimento.
Nos últimos 5 anos a cidade deu um grande salto, seja nos índices educacionais, seja com geração de emprego e renda e novos empreendimentos.
Segundo o último censo de 2010, o município tinha 27.274 habitantes; É esperado que esse número seja 30% ainda maior no próximo censo IBGE 2023.
A distância de Nazaré e a capital baiana é de apenas 80km, contando o trajeto do Ferry Boat, já pela BR101 e BR 324 a distância é de 194 km.
A cidade tem grandes nomes, na música, na arte e nos esportes, entre eles o destaque fica para o campeão pela seleção brasileira de futebol Vampeta, filho ilustre da Terra Morena.
A cidade a pouco mais de 5 anos, foi exposta de forma negativa em rede nacional , com denúncia  de péssima merenda escolar, com matéria exibida pela Rede Globo; Hoje a cidade vive outra realidade, com a educação sendo exemplo de qualidade para toda a Bahia e recentemente com a inauguração de um novo DAE Departamento de Alimentação Escolar, com mega estrutura de alta qualidade, sendo considerado o melhor do  Nordeste, pelos próprios municípes.
Escolas climatizadas, com banheiros que parecem de Shopping Centeres, professores bem remunerados e ensino de alta qualidade.
A chegada da fábrica RDOIS Injetáveis do Nordeste em 2021, gerou emprego e renda e um forte impacto positivo na economia do município, atraindo pequenos investidores e incentivando novos empreendimentos.
Vale ressaltar que a última fábrica instalada no mesmo local, foi a Revoluz na época do então Prefeito Isaac Filho. Hoje na gestão da Prefeita Eunice Barreto Peixoto, o local está totalmente renovado , gerando emprego e renda, com a fabricação de calçados na RDOIS.
Falar de Nazaré é reviver o passado, sentir o presente e vislumbrar o futuro, uma cidade de grandes  personalidades políticas marcantes e que no presente tem a primeira mulher eleita e reeleita prefeita em toda a história do município.
Outra grande personalidade política do município é o vereador Nagib Neto, atual presidente da Casa Legislativa, único com 10 mandatos consecutivos no Brasil aos 59 anos.
O município tem muita história , a cidade era distrito criado com a denominação de Nossa Senhora de Nazaré em 1753. Elevado à categoria de vila com a denominação de Nossa Senhora de Nazaré, pelo Decreto de 25 de outubro de 1831, desmembrado do município de Jaguaribe. Sede na antiga povoação de Nazaré.
Nos últimos 05 anos a cidade passou por grandes transformações, ruas que eram barro, lama e poeira, hoje são lindas avenidas a exemplo da Rua 07 de Setembro, Rua do Tombo, Alto Santo Antônio e diversas outras localidades.
Hoje é difícil encontrar um local para estacionar um veículo no centro de Nazaré, fruto do desenvolvimento dos últimos 05 anos, que atrai municípes de cidades circunvizinhas, que compram e trabalham em Nazaré.

TURISMO

Nazaré conta com um dos mais atrativos pontos turístico do Brasil.

 

Trata-se do monumento contemporâneo JESUS DE NAZARÉ, um marco erguido no Morro da Fazenda Mercantil, conhecido como Morro do Silêncio, localidade que se tornou o mais aprazível recanto da cidade.

 

O imponente monumento é uma obra de arte medindo 15m de altura e foi um dos marcos dos 150 anos de Emancipação política da cidade de Nazaré. Foi construído em meados do ano de 1999, no primeiro governo do prefeito Dr.Clóvis Figueiredo Sousa, autor do brilhante projeto.


ATUALIDADE


Quem conhece Nazaré, sabe distinguir o passado e o presente da linda e histórica Terra Morena, que nos últimos 05 anos, teve transformações positivas para todos os nazarenos.


texto: PIRÔPO NEWS

veja matéria sobre obras, programas e projetos: https://www.piroponews.com/2022/06/nazare-em-2021-foram-muitas-obras.html








Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS