Últimas Notícias

Bahia confirma mais um caso de varíola dos macacos e chega a 13 casos

 


Mais um caso de varíola dos macacos foi confirmado na Bahia nesta quinta-feira (4). Trata-se de uma pessoa que reside em Salvador. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o estado chega a treze casos da doença, sendo dez na capital, dois em Santo Antônio de Jesus e um em Ilhéus. A Bahia ainda conta com 69 suspeitos notificados. 


O boletim com casos notificados e seus respectivos municípios está disponível nesse link.


Do gênero Orthopoxvirus e da família Poxviridae, a varíola dos macacos é uma zoonose viral e se assemelha a varíola humana. A doença começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. 


Sua infecção é autolimitada com sintomas que podem durar de 2 a 4 semanas e podendo ser dividida em dois períodos. O primeiro é chamado de invasão, que dura de 0 a 5 dias com cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. Já o segundo é a erupção cutânea que tem seu começo a partir de 1 e 3 dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS