Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Bahia confirma mais um caso de varíola dos macacos e chega a 13 casos

 


Mais um caso de varíola dos macacos foi confirmado na Bahia nesta quinta-feira (4). Trata-se de uma pessoa que reside em Salvador. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o estado chega a treze casos da doença, sendo dez na capital, dois em Santo Antônio de Jesus e um em Ilhéus. A Bahia ainda conta com 69 suspeitos notificados. 


O boletim com casos notificados e seus respectivos municípios está disponível nesse link.


Do gênero Orthopoxvirus e da família Poxviridae, a varíola dos macacos é uma zoonose viral e se assemelha a varíola humana. A doença começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. 


Sua infecção é autolimitada com sintomas que podem durar de 2 a 4 semanas e podendo ser dividida em dois períodos. O primeiro é chamado de invasão, que dura de 0 a 5 dias com cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. Já o segundo é a erupção cutânea que tem seu começo a partir de 1 e 3 dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS