Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Infovia alcança 185 km de fibra ótica implantados em Salvador

Fotos: Igor Santos/Secom 

 Salvador passa por um amplo processo de modernização para se transformar em uma cidade cada vez mais inteligente. Um passo importante para agilizar a adoção de novas tecnologias, que elevarão sobretudo a prestação do serviço público municipal, é a implantação de uma infovia de 800 km de cabo de fibra ótica. A ação teve início em setembro passado e já alcança 185 km de filamento lançados (extensão que ultrapassa a distância entre a capital baiana e Feira de Santana, por exemplo).  

 

Toda a implantação dessa infraestrutura está prevista para ser colocada até final de 2023 e integra uma das diversas iniciativas previstas no Plano Diretor de Tecnologias das Cidades Inteligentes (PDTCI). “Essa infovia permitirá a conexão de diversos dispositivos inteligentes de Salvador, como semáforos, câmeras de monitoramento, sensores pluviométricos, entre outros. Com isso, a cidade estará conectada a serviços públicos, melhorando a vida do cidadão soteropolitano”, explica o secretário de Inovação e Tecnologia (Semit), Samuel Araújo.  


Foto: Jefferson Peixoto/Secom 

 

Além disso, essa rede multisserviços conectará cerca de 1 mil prédios da Prefeitura, abrangendo também 433 escolas, 241 unidades de saúde e praças, possibilitando, na prática, a oferta de wi-fi gratuito para a população com velocidade entre 100 Mb até 1 Gb.  

 

A medida viabilizará o acesso e inclusão sócio digital, gerando mais desenvolvimento econômico. O investimento para implantação da infovia é de R$109 milhões. Atualmente, 100 praças e 250 escolas municipais já contam com wi-fi gratuito, através do programa Conecta Salvador, ligado ao PDTCI.   

 

Impacto – Enquanto passeava pelo Centro Histórico da cidade, o designer Ramon Menezes, 27 anos, aproveitou para acessar pelo celular a conexão de internet pública sem fio na Praça Thomé de Souza. “É uma facilidade imensa para nós cidadãos termos como acessar a internet de graça porque traz economia para quem não tem condições de assinar um pacote de dados ou colocar créditos de recarga. Fora que o wi-fi demanda menos no consumo da bateria do celular”, avaliou.  

 

Com a infovia, a administração municipal também atingirá níveis de resiliência e segurança cibernética para desenvolvimento de diversas iniciativas setoriais com aplicabilidade no monitoramento da cidade, projetos educacionais e de saúde, dados e voz em tempo real, execução de grandes eventos, dentre outros benefícios.  

 

Plano – O PDTCI definirá as diretrizes que balizarão, ao longo dos próximos 30 anos, o movimento de transformação urbana e social da capital baiana sob o conceito de Smart City (Cidade Inteligente). Além da infovia, são destaques da ação a implantação do armazenamento em nuvem dos dados produzidos pelos sistemas municipais, além do observatório da cidadania, que vai intensificar a participação dos soteropolitanos na fiscalização dos serviços e na tomada de decisões conjuntas com o poder público.  

 

O plano prevê ainda um projeto piloto com iniciativas de inovação no bairro do Comércio, dotando o local com infraestrutura digital moderna e eficiente para atrair investimentos de grandes empresas de tecnologia do mercado internacional e startups. 




SECOM Salvador 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS