Últimas Notícias

Publicidade Jaguaripe 2023

Prefeitura oferece curso de energia solar para mulheres

Fotos: Otávio Santos/Secom

 O curso de Introdução a Projetos e Técnicas de Venda em Sistemas Fotovoltaicos, oferecido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), chega neste mês de dezembro à quinta edição. A turma é dedicada exclusivamente para o público feminino, com 22 alunas, e as aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, no auditório do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), localizado na Rua Miguel Calmon, 564, Comércio.

 

A capacitação tem carga horária de 60 horas, emite certificado e é gratuita, cabendo às contempladas apenas o custo do deslocamento. “Devido ao grande sucesso das turmas voltadas para o público masculino, que realizamos desde janeiro de 2022, resolvemos abrir inscrição para uma turma só de mulheres, que está sendo um sucesso, com sala cheia e super motivada. Das edições anteriores, 80% dos alunos foram absorvidos pelo mercado de trabalho e já estão atuando profissionalmente na área de energia solar”, informou a coordenadora de qualificação do Simm, Cinara Batista.


Fotos: Otávio Santos/Secom

 

Isabela Santos, de 34 anos, se inscreveu e foi selecionada para o curso de Projetos e Técnicas de Venda em Sistemas Fotovoltaicos em busca de uma remuneração melhor. “Eu trabalhava como atendente de telemarketing e já queria mudar de ramo, quando soube dessa oportunidade. Além de almejar uma renda maior, fui atraída pelo fato de o mercado de energia solar estar crescendo rapidamente. E também porque os recursos naturais estão se esgotando e é necessário a gente transitar para as energias limpas, como a fotovoltaica, o que é um dever não só dos governos, como das indústrias e até mesmo de dentro de casa”, comentou.

 

Promissor – Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Salvador ocupa a 36ª posição no ranking municipal brasileiro de geração própria de energia solar em telhados e pequenos terrenos. Em 2021, houve um aumento de 63% do uso da energia solar fotovoltaica na cidade, que veio acompanhado de uma maior geração de empregos.

 

No cenário brasileiro, uma projeção da Absolar aponta que 2022 tem tudo para ser o melhor ano da história do setor fotovoltaico do país, com um crescimento de quase 92% em relação aos números atuais. No ano passado foram 153 mil empregos gerados, um recorde histórico que superou com folga as 86 mil admissões de 2020.




SECOM Salvador 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem