Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Sala de Situação vai agilizar estratégias em saúde na capital baiana

Foto: Lucas Moura/Secom 

 

 A Prefeitura de Salvador dá um importante passo para a melhoria contínua das ações na área da saúde, com a implantação da Sala de Situação. O equipamento, que funcionará como uma central de monitoramento e avaliação da qualidade dos serviços do setor no município, terá caráter permanente e contribuirá para o diagnóstico ágil e aprofundado das necessidades e problemas prioritários da rede, auxiliando a gestão na definição e execução rápida de estratégias. O espaço foi inaugurado nesta segunda-feira (20), na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Comércio, pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário Décio Martins (SMS). 

 

O prefeito ressaltou que o novo espaço será de grande valia para a tomada de decisões no setor, a partir de informações ágeis e precisas a respeito dos principais problemas que afligem a população, como arboviroses, leptospirose, diabetes e Covid 19, por exemplo. “Este espaço nos permitirá monitorar as principais demandas do cidadão, além de auxiliar na cobrança dos prestadores no cumprimento das metas, comparar o funcionamento de cada unidade e com isso acompanhar o serviço de forma mais eficaz, a fim de que funcione cada vez melhor. Isso nos auxiliará a melhorar o serviço, implantar novas unidades e melhorar cada vez mais o atendimento prestado". 


Foto: Lucas Moura/Secom 

 

Equipamento – O espaço está qualificado para subsidiar a tomada de decisão e avaliação do impacto das ações, utilizando ferramentas capazes de permitir que a gestão amplie o olhar sobre as situações de saúde e possíveis soluções. A sala também vai automatizar processos de cálculos de indicadores, possibilitando o funcionamento pleno entre sistemas que antes não dialogavam.  

 

“A capital baiana está ganhando um importante ambiente para discussão e análise dos indicadores de saúde para que possamos usar no planejamento de ações. A ideia é ter várias informações juntas no mesmo local para facilitar o acesso das áreas técnicas que irão refletir em cima destes indicadores e definir quais ações serão adotadas. Esse, sem dúvida, será um dos grandes legados dessa atual administração para a cidade”, destacou Martins. 

 

Funcionamento – Em caso de alta dos casos de leptospirose, diabetes, ou qualquer outra doença no Subúrbio Ferroviário, por exemplo, a Prefeitura intensifica as ações de atenção primária na região. Do mesmo modo, será acompanhado o cenário de regulação no município. Também serão avaliados dados de atenção primária e sua produção, a tela de regulação, e os principais fatores relacionados ao atendimento, óbitos, produção dos multicentros, painel de Covid 19, tudo de forma a facilitar a tomada de decisão frente aos problemas que vão surgindo. 

 

Além disso, os painéis mostrarão os dados demográficos e socioeconômicos, solicitações de regulação, procedimentos de média complexidade realizados nos distritos sanitários, cenário epidemiológico da Covid e de outras enfermidades. A unidade vai monitorar ainda os atendimentos em cada unidade do município, para avaliar a produção e os resultados dos atendimentos.  

 

Dentre as funções da Sala de Situação está também a avaliação dos serviços nos Distritos Sanitários, na mesma proporção em que ocorre o monitoramento de cenário epidemiológico, doenças, regulação, de modo a tomar as medidas mais assertivas a partir desses dados. 





SECOM Salvador

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS