Últimas Notícias

Vila de Natal acolhe pessoas com deficiência no Campo Grande


 

Fotos: Bruno Concha/Secom


 Um dos principais destaques da Vila de Natal, instalada pela Prefeitura de Salvador na Praça 2 de Julho, no Campo Grande, é a promoção da acessibilidade e da inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) ao espaço. O local disponibiliza cadeiras de roda, atendentes treinados em Libras, ajudantes de Papai Noel com Síndrome de Down e até mesmo barracas concedidas a instituições, dedicadas ao atendimento de pessoas com deficiência, para que comercializem produtos a fim de angariar recursos voltados à manutenção de suas atividades.

 

O titular da Diretoria de Iluminação Pública de Salvador (Dsip/Semop), Júnior Magalhães, ressalta que a inclusão de PCDs tem sido uma das prioridades da Prefeitura, na organização das últimas celebrações natalinas na capital baiana. “Nosso objetivo é fazer um Natal inclusivo, para que todas as PCDs se sintam abraçadas. Neste sentido, firmamos parceria com entidades destinadas a este público, como a Apae e as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). Agora mesmo, estamos recebendo a visita de uma parte de todos os 120 internos do Lar Vida – Valorização Individual do Deficiente Anônimo, que serão contemplados com a ação. São pessoas com Síndrome de Down, hidrocefalia, paralisia cerebral, deficiências múltiplas e outras enfermidades mentais, que também têm o direito de sentir a magia do Natal”, ilustrou.

 

Fotos: Bruno Concha/Secom


Ana Cristina de Gaulle, servidora da Dsip especialmente treinada em Libras para atender aos surdos que chegam à vila, explicou como funciona este trabalho. “Além de fazer a apresentação e locução das músicas e performances das noeletes (assistentes de Papai Noel), também oriento os surdos sobre os equipamentos e atrações da vila, indicando a localização da Fábrica de Brinquedos, a Casa de Papai Noel, os assentos, banheiros, lixeiras e opções de lanches, o que é muito importante. Atendi, por exemplo, um garotinho de 5 anos, descrevendo onde ele estava e o que acontecia. O rosto dele se iluminou num sorriso maravilhado e os pais ficaram muito satisfeitos com a interação. Pedi para tirar uma foto com ele e lhe desejei um feliz Natal”, contou.

 

Érica de Oliveira, de 23 anos, tem Síndrome de Down e trabalha pela primeira vez como ajudante de Papai Noel. “É muito legal. A gente tira foto do Papai Noel com a pessoa que vem sozinha, servimos água para o Papai Noel. Fazemos tudo que ele precisa e as outras pessoas também. Quero trabalhar de novo no Natal do ano que vem”, revelou.


Fotos: Bruno Concha/Secom

 

Funcionamento – A Vila de Natal do Campo Grande faz parte do Natal Salvador 2022, cujo tema nesta edição é "Iluminando Nossos Sonhos". O espaço funciona de quinta-feira a sábado, das 18h às 23h; e de domingo a quarta, das 18h às 22h, até o dia 6 de janeiro, com entrada gratuita.

 

De acordo com a Dsip, o espaço recebe em média 15 mil pessoas diariamente e 30 mil nas noites de fim de semana. A estimativa é de que, até o fim da celebração, 1 milhão de pessoas visitem os espaços ornamentados pela Prefeitura, para a festa natalina.



SECOM Salvador 

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS