Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Salvador participa de evento internacional de Mobilidade Elétrica

Foto: Betto Jr / Secom e Divulgação

A Prefeitura de Salvador é uma das participantes convidadas do Autonomy Mobility World Expo, um evento internacional de inovação e eletromobilidade que acontece esta semana em Paris, na França. O diretor de Planejamento de Transportes da Secretaria de Mobilidade (Semob), Pablo Souza, está representando a cidade no evento, que tem como foco a eletromobilidade e reúne representantes da área de diversas nacionalidades. 

Na terça-feira (21), um bate papo trouxe um panorama geral da mobilidade em Salvador, citando o sucesso do BRT, que já tem se destacado no cenário nacional em eletrificação do transporte público no âmbito nacional. Salvador é uma das primeiras cidades do país a incluir veículos 100% elétricos na operação de transporte. Além disso, um terminal de eletrocarga está sendo construído numa das principais regiões da cidade, e, após entregue, será o maior do país.  

Outro tema abordado foi o Plano Cicloviário da cidade, que está em fase de conclusão, com a realização de oficinas de participação e consulta pública.

A Semob está trabalhando na elaboração de uma primeira proposta do Plano, e tem contato com o apoio de instituições como o Banco Mundial, Governo Britânico, a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, por exemplo, para apresentar o documento inicial à sociedade, que tem dado sua contribuição através dos encontros nas oficinas. Além destes assuntos, também foram apresentadas as ações para os próximos anos previstas no Plano de Mobilidade Sustentável de Salvador.  

A gestão soteropolitana ainda participou de um workshop para falar dos desafios da eletromobilidade na América Latina, juntamente às cidades de Curitiba e São José dos Campos, onde os representantes de cada uma falou sobre sua experiência, e debateu sobre as boas práticas e os desafios para que essa pauta possa avançar.

“Cada cidade teve a oportunidade de trazer suas perspectivas para que a gente pudesse alinhar e entender os desafios, dentro de um contexto um pouco parecido, para que pudéssemos definir estratégias para conseguir, em conjunto, o apoio de instituições internacionais ou parceiros privados que enxerguem esse cenário e possam ajudar trazendo soluções”, destacou Souza. 

O gestor ainda explicou que Salvador foi convidada para o evento por ser uma das cinco cidades apoiadas pela Iniciativa TUMI no Brasil e uma das 20 no mundo, além de ser a primeira cidade brasileira a conseguir entregar soluções de eletromobilidade após receber o apoio de instituições internacionais renomadas, como a própria Iniciativa TUMI, o C40, e ICLEi, por exemplo, que fazem parte dessa rede. “Então estamos aqui para explicar um pouco os caminhos que fizemos para iniciar Salvador na eletromobilidade, uma vez que nossa cidade já tem sido reconhecida e destacada nesse contexto”, declarou Souza. 

Considerado por especialistas do ramo como um evento líder em mobilidade do futuro, micromobilidade e cidades inteligentes, o Autonomy Mobility World Expo tem como propósito promover a eletromobilidade, colaborando com as mudanças climáticas e a sustentabilidade do meio ambiente.  

Visita técnica – Nesta sexta-feira (24), um grupo de 15 cidades realizou uma visita técnica à Ile de France Mobilité, agência reguladora de mobilidade de Paris e região metropolitana. A visita foi promovida pelo ICLEI, que atua como um conselho internacional que trabalha com iniciativas locais para o clima. 

Durante a visita, foi apresentada a estratégia de eletrificação da frota local, que atualmente conta com 630 ônibus elétricos. De acordo com os representantes, a meta é chegar em 2025 a 100% da frota elétrica de um total de 10.500 ônibus. O grupo visitou ainda uma garagem subterrânea de ônibus elétricos, com capacidade para 200 ônibus, para conhecer a tecnologia, rotinas e procedimentos locais.


Bahia.ba


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS