Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Castração é alternativa para frear abandono de cães e gatos em Salvador

 




Fotos: Jefferson Peixoto/Secom 

Reportagem: Joice Pinho/Secom 

 

Apenas no mês de abril, 2.093 cães e gatos foram castrados de forma prática e segura através do Castramóvel, serviço disponibilizado por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis). A estrutura atua em pontos estratégicos da cidade, de forma itinerante, tendo como intuito colaborar com a saúde pública, auxiliando no controle populacional dos animais. 

 

A titular da Diretoria de Bem-Estar e Promoção Animal (Dipa), Michelle Holanda, explicou que o Castramóvel contribui na redução dos casos de abandono de cães e gatos. “A castração é também a forma mais efetiva de controle populacional de animais de rua. O programa de esterilização diminui a superpopulação de animais e ajuda a erradicar doenças transmissíveis entre eles e seres humanos”, detalhou.  

 

Michele explicou ainda que, além das doenças transmissíveis, a castração é positiva para evitar doenças, que surgem a partir de questões hormonais, implicando na necessidade de remoção dos testículos, ovários e útero, por exemplo.  

 

Como fazer – Para ter acesso ao serviço do Castramóvel é muito simples. O agendamento da castração do pet pode ser realizado através do email agendamento.dipa@ gmail. com. Os documentos necessários são o RG e CPF do tutor, Cartão SUS, comprovante de residência em Salvador e cartão de vacina antirrábica atualizado do animal.  

 

No dia do procedimento, é necessário que o animal esteja em jejum de 10 a 12 horas seguidas, rigorosamente, incluindo água, devido à anestesia. Caso contrário, o animal pode apresentar complicações.  

 

Durante a castração, o animal recebe um microchip que é implantado sob a pele. O aparelho, do tamanho de um grão de arroz, tem o objetivo de mapear os animais beneficiados e obter dados para melhorar as políticas públicas ofertadas.  

 

A medida é aplicada desde 2013, quando o serviço de castração teve início em Salvador. No Castramóvel, cada animal ganha um cadastro no Registro Geral de Animais (RGA), contendo informações como nome, porte, cor da pelagem, histórico de vacinação e informações do tutor.  

 

Hospital veterinário – Além de oferecer a esterilização de forma gratuita aos animais, a Prefeitura tem investido no atendimento ao público, através da construção do Hospital Veterinário de Salvador. Situada em Canabrava, a unidade vai ofertar atendimento ambulatorial, internamento, raio X e vacina, além de exames de imagem, centro cirúrgico, entre outros procedimentos.  

 

Os tutores poderão recorrer a diversas especialidades, que serão ofertadas aos pets, a exemplo de ortopedia, oftalmologia e trato reprodutivo. O investimento municipal no equipamento é de aproximadamente R$6 milhões. 

 

Outra iniciativa é a implantação da sala de monitoramento dos animais, na sede da Secis, no Comércio. A ação inicial acontece a partir das imagens das câmeras instaladas na colônia de gatos, em Piatã, para verificar a situação dos pets e adotar medidas para coibir o crime de abandono dos pets.  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS