Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Classificado! Bahia bate o Santos nos pênaltis e avança às quartas da Copa do Brasil


Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Por: Marina Aragão 


 Nas cobranças, 4 x 3 para o Tricolor, que abriu o placar no tempo regulamentar, mas viu o Peixe empatar nos acréscimos


Sufoco e goleiro herói! O Bahia bateu o Santos, nos pênaltis, na noite desta quarta-feira (31), e avançou às quartas de final da Copa do Brasil. Nas penalidades máximas, o placar foi de 4 x 3 para a alegria de quase 35 mil torcedores na Arena Fonte Nova, após o tempo regulamentar terminar em 1 x 1. 

Depois de empatar na Vila Belmiro no jogo de ida das oitavas, o Esquadrão precisava ganhar por qualquer placar para seguir na competição. Mas a vida não foi fácil. O time da casa chegou a abrir o marcador, com gol de Cauly, mas viu o Peixe empatar nos acréscimos do segundo tempo em cabeçada de Bruno Mezenga. 

Na hora decisiva, o goleiro Marcos Felipe pegou duas cobranças e rendeu a classificação para a próxima fase e mais R$ 4,3 milhões na conta. O Tricolor aguarda o sorteio do próximo adversário no torneio mata-mata. As datas dos confrontos também serão definidas pela CBF. 

Enquanto isso, o próximo compromisso do Bahia é pelo Brasileirão. A equipe volta a entrar em campo contra o Fortaleza, no sábado (3). A partida, válida pela nona rodada da Série A, está marcada para 16h. 

O JOGO

Primeiro tempo

Tudo igual na primeira etapa graças ao goleiro do Santos, João Paulo, que evitou a única chance clara de gol no jogo. A partida começou com muito estudo por parte das equipes. Os primeiros cinco minutos mostraram o Tricolor cauteloso, com mais posse de bola, e focado na troca de passes. Já o Santos marcava mais atrás, esperando um erro do time da casa para apostar no contra-ataque. Após os 10, o jogo começou a ganhar mais velocidade - o Bahia até teve um gol anulado -, mas as tomadas de decisão não eram das melhores. Tanto o Peixe quanto o Bahia tinham dificuldades para criar jogadas e levar perigo ao adversário. Quando o Tricolor conseguiu infiltrar na defesa santista, apostando em bolas longas, o impedimento foi marcado. Na reta final, a melhor oportunidade do Esquadrão parou nas mãos do arqueiro do Peixe. Faltou criatividade nos dois lados.

Aos 11 minutos, Jacaré roubou a bola de Lucas Pires na direita, avançou e tocou para Everaldo. O camisa 9 girou e chutou na entrada da grande área, mas a finalização saiu fraca.

Na resposta, Deivid Washington tentou a jogada pela esquerda e foi derrubado por Kanu quase dentro da área. Depois, Soteldo cobrou a falta marcada em cima da barreira.

Aos 13, o Bahia chegou novamente. Rezende lançou Biel, que invadiu a área e empurrou para o fundo da rede, mas a arbitragem marcou impedimento. Gol anulado.

Dois minutos depois, Lucas Lima cobrou escanteio curto com Soteldo, que invadiu a área e arriscou, mas a bola foi por cima do travessão.

Aos 39, João Paulo brilhou. Biel colocou a bola na área, Kanu cabeceou consciente no canto esquerdo, mas o goleiro santista fez uma ótima defesa e evitou o primeiro gol do Bahia.

Segundo tempo

As equipes voltaram mais agressivas para a etapa final, mas com poucas jogadas efetivas nos primeiros 10 minutos de jogo. Os erros de passe continuaram nos dois lados. Beirando os 15, o Bahia perdeu Biel, melhor jogador da equipe, que ditava o ritmo de jogo. Mas quem imaginou que o Tricolor iria sentir, estava errado. A partida ficou aberta e o time da casa chegou à area do Santos para abrir o placar - Cauly chutou no canto esquerdo de João Paulo e fez um belo gol. O Peixe foi para o tudo ou nada na reta final e conseguiu o empate com Bruno Mezenga nos acréscimos da última etapa. Tudo igual no tempo regulamentar e decisão nos pênaltis.

Aos 17, Cauly recebeu pela esquerda, avançou e bateu rasteiro para a defesa de João Paulo. Na resposta, Mendoza recebeu de Dodi e chutou forte na entrada da grande área. A bola foi por cima do gol do Bahia.

Grande chance do Tricolor aos 19. Everaldo recebeu de Cauly, amorteceu no peito, girou e chutou. João Paulo tirou com os olhos e a bola passou pertinho da trave.

Aos 23, o Tricolor abriu o placar na Fonte Nova. Após disputa de bola, Everaldo cruzou na área, Ademir, num peixinho, cabeceou em cima de João Paulo, que deu rebote. Cauly aproveitou a sobra e chutou no canto esquerdo para fazer o primeiro no jogo.

Marcos Felipe errou na saída, aos 32, e o Santos recuperou no campo de ataque. Deivid Washington tentou a finalização, mas chutou por cima do gol.

Cinco minutos depois, Ângelo,arriscou de fora da área, mas a bola foi por cima do travessão.

Aos 41, Ademir puxou o contra-ataque do Bahia, avançou e tentou a finalização, mas Dodi apareceu para dar o bote.

Nos últimos suspiros, Soteldo cobrou escanteio e Bruno Mezenga subiu para cabecear e empatar o placar na Arena Fonte Nova e levar a decisão para os pênaltis.

FICHA TÉCNICA

Bahia 1 (4) x 1 (3) Santos 
Copa do Brasil - Oitavas de Final
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 31/05/2023 (quarta-feira)
Horário: 19h
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (FIFA-RJ)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA-CE) e Luiz Claudio Regazone (RJ)
Quarto árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)

Gols: Cauly (Bahia) / Bruno Mezenga (Santos)
Pênaltis: Cauly, Mugni, Acevedo, Vitor Hugo, Ademir (X) (Bahia) / Soteldo, Mendoza, Patati, Camacho (X), Bruno Mezenga (X) (Santos)
Cartões amarelos: Acevedo, Cicinho, Kanu (Bahia) / Rodrigo Fernández (Santos)

Bahia: Marcos Felipe, Kanu ©, David Duarte e Vitor Hugo; Jacaré (Cicinho), Acevedo, Rezende, Ryan (Lucas Mugni) e Cauly; Biel (Ademir) e Everaldo (Diego Rosa). Técnico: Renato Paiva

Santos: João Paulo ©, Gabriel Inocêncio (Weslley Patati), Joaquim, Messias e Lucas Pires (Nathan); Dodi, Rodrigo Fernández (Camacho) e Lucas Lima (Ângelo); Mendoza, Soteldo e Deivid Washington (Bruno Mezenga). Técnico: Odair Hellmann

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS