Últimas Notícias

Idosos podem imprimir em casa credencial para estacionamento em vagas especiais

Foto: Bruno Concha/Secom PMS 


Idosos a partir dos 60 anos já podem emitir a credencial que permite estacionar em vagas especiais sem sair de casa. A ação está disponível desde a segunda-feira (11) e a requisição pode ser feita utilizando o login gov.br, no portal da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), no endereço www.transalvador.salvador.ba.gov.br. A medida permitirá ao cidadão registrar a requisição e imprimir, em um só lugar, sem necessidade de se deslocar à sede da autarquia de trânsito. 

 

Para ter acesso a este benefício o usuário precisa ter perfil prata ou ouro no sistema federal, que são os tipos com mais alto nível de confiança. Ao acessar o site da Transalvador, a pessoa idosa deve pesquisar por “Vagas Especiais” e fazer o login usando a plataforma gov.br. Em seguida, basta colocar os dados solicitados. Após o acesso, estando tudo correto, a credencial é liberada para impressão, que pode ser feita onde a pessoa estiver. 

 

“Com certeza essa inovação vai trazer mais praticidade e comodidade para os idosos. Agora, eles não precisam mais vir à nossa sede para pegar as credenciais. Quem tiver dificuldade, pode pedir auxílio ao filho ou filha, neto ou neta, porque o manejo do sistema é muito prático”, explica o superintendente de trânsito de Salvador, Decio Martins. 

 

O idoso que não tiver conta no gov.br prata ou ouro, pode solicitar as credenciais fazendo o cadastramento no site da Transalvador. Neste caso, após envio da documentação, o setor responsável marca uma data para que a retirada seja feita na sede da autarquia. 

 

A credencial emitida vem com um QR Code para comprovar a autenticidade do documento. Após imprimir, a credencial, necessariamente, precisa ser colocada no painel do carro, um local de fácil visualização. 

 

Outros casos – Gestantes, lactantes, pessoas com deficiência ou em tratamento de doenças crônicas deverão continuar pedindo a credencial pelo site da Transalvador, como já acontece normalmente. Nestes casos, é preciso que sejam enviadas documentações específicas. 

  

Credenciais – Somente este ano, a Transalvador já entregou aproximadamente 5,7 mil credenciais especiais. A grande maioria, 4.085 credenciais, foram para pessoas idosas. Estacionar em vagas especiais sem as credenciais é uma infração de natureza gravíssima e o condutor está sujeito a 7 pontos da CNH e multa de R$293,47.  

 

Perfis prata e ouro – Para saber qual o tipo do seu cadastro no sistema gov.br, basta fazer o login e acessar o seu perfil. Segundo o governo federal, as contas cadastradas exclusivamente com informações do CPF ou do INSS são consideradas de nível bronze. O cadastro feito presencialmente nas unidades do INSS ou Denatran também tem este nível. 

 

Já as contas validadas por biometria facial da carteira de motorista (CNH), dados bancários (internet banking ou banco credenciado) ou cadastro Sigepe (servidores públicos) passam a ter nível prata de segurança. Por fim, as contas validadas pela biometria facial da Justiça Eleitoral ou por certificado digital compatível com ICP-Brasil passa a ter nível ouro de segurança. 



Texto: Ascom/Transalvador 

 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS