Últimas Notícias

SALVADOR: Vacinação contra a dengue já imunizou cerca de 1,2 mil crianças

Foto: Lucas Moura/Secom PMS


 

Moradora do bairro do Rio Vermelho, a cabeleireira Patrícia Lobo, de 41 anos, já levou a filha Ana Beatriz, de 10 anos, para se vacinar contra a dengue. A pequena recebeu a dose de imunização na segunda-feira (19), na Unidade Básica de Saúde Clementino Fraga (5º Centro de Saúde), nos Barris, uma das 30 unidades da capital baiana que estão ofertando a vacina no momento.

 

“Já que existe uma vacina que pode proteger, porque não vacinar? Os mosquitos estão presentes em todos os lugares e precisamos tomar cuidado diariamente, até mesmo em casa”, disse Patrícia.

 

O técnico em enfermagem Vicente Campos, de 53 anos, morador do Vale dos Lagos, também garantiu a imunização do pequeno Davi, de 10 anos, que desde os primeiros dias de vida nunca deixou de tomar nenhuma vacina. “Principalmente nós, que trabalhamos na área de saúde, sabemos a importância das vacinas na prevenção de doenças. O Davi sempre tomou todas as doses, desde bebê, principalmente nas campanhas vacinais. A Prefeitura faz a parte dela, promovendo a vacina, e a gente faz a nossa parte se protegendo e protegendo a todos”, explica o profissional.

 

A vacinação contra a dengue foi iniciada na capital baiana na última quinta-feira (15), com mais de 50 mil doses disponíveis. O esquema primário de imunização atualmente contempla os pré-adolescentes entre 10 e 11 anos. No entanto, com o recebimento de novos lotes, o público será ampliado gradativamente.

 

A vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos, destaca a importância da imunização no combate à doença. “A inclusão da vacina da dengue é uma ferramenta de extrema importância no SUS para se evitar casos graves da doença, principalmente óbitos. Com o avanço da imunização, esperamos que a dengue seja classificada como mais uma doença imunoprevenível. No entanto, o enfrentamento contra o mosquito Aedes deverá continuar sendo prioridade de cada cidadão”, reforçou a gestora.

 

Documentação – Para receber a dose, no ato da vacinação deve ser apresentado um documento de identificação com foto, além do Cartão SUS de Salvador e a caderneta de vacinação. A aplicação será feita somente na presença dos pais ou responsável legal, garantindo um acompanhamento adequado e a segurança das crianças e adolescentes. Para a vacinação nas escolas, as crianças deverão portar documento de autorização dos pais e ou responsáveis.

 

Balanço – Desde o início da vacinação, mais de 1,2 mil doses foram aplicadas em Salvador. Atualmente a cidade já contabiliza 552 casos prováveis de dengue, número que equivale ao período de 1º de janeiro, até 19 de fevereiro de 2024. Contudo, o número representa uma redução de cerca de 40% das notificações, quando comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 935 casos.

 

Confira as unidades de referência com distribuição do imunizante:

 

- DISTRITO SANITÁRIO DE ITAPUÃ: USF José Mariane e USF Aristides Maltez.

 

- DISTRITO SANITÁRIO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO: UBS Sergio Arouca, USF Beira Mangue, USF Colinas de Periperi, USF Ilha de Maré, USF Paramana e USF Bom Jesus.

 

- DISTRITO SANITÁRIO CABULA-BEIRU: UBS Pernambués, USF Estrada das Barreiras e USF Raimundo Agripino.

 

- DISTRITO SANITÁRIO BARRA/RIO VERMELHO: Clementino Fraga e Multicentro Amaralina.

 

- DISTRITO SANITÁRIO LIBERDADE: 16º Centro de Saúde (UBS Maria Conceição Imbassahy).

 

- DISTRITO SANITÁRIO SÃO CAETANO-VALÉRIA: UBS Frei Benjamin, UBS Perícles Laranjeira e USF Pirajá

 

- DISTRITO SANITÁRIO BOCA DO RIO: USF Imbuí.

 

- DISTRITO SANITÁRIO PAU DA LIMA: USF João Roma, USF Gal Costa e USF São Marcos I.

 

- DISTRITO SANITÁRIO BROTAS: UBS Mário Andrea, USF Santa Luzia e USF Vale do Matatu.

 

- DISTRITO SANITÁRIO CAJAZEIRAS: USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras X e USF Cajazeiras XI.

 

- DISTRITO SANITÁRIO ITAPAGIPE: UBS Ministro Alckimin e USF Joanes Leste.

 

- DISTRITO SANITÁRIO CENTRO HISTÓRICO: UBS Ramiro de Azevedo.



Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS