Últimas Notícias

SALVADOR: SMS oferece acolhimento, vacinação e tratamento contra HPV

  

Foto: Bruno Concha/Secom PMS


Nesta segunda-feira (4 de março) é celebrado o Dia Internacional da Conscientização sobre o HPV (Papiloma Vírus Humano). Dois tipos de HPV (16 e 18) causam 70% dos cânceres do colo do útero e lesões pré-cancerosas, além de provocar verrugas genitais, denominadas condiloma. Para marcar a data, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça a importância da vacinação que é realizada em todas as salas de vacinação da rede municipal, nos 12 Distritos Sanitários.

 

O público-alvo são jovens de 9 a 14 anos, no Calendário Básico de Adolescentes; 9 a 45 anos para indivíduos vivendo com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea. Os pacientes oncológicos e vítimas de abuso sexual requer apresentação de prescrição médica com o CID.

 

A vacina é aplicada em duas doses com intervalo de seis meses e protege contra quatro sorotipos. Nas meninas, o imunizante previne contra câncer de colo de útero e, nos meninos, contra cânceres de garganta e pênis, por exemplo.

 

 A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, destaca o potencial de cuidado do imunizante e salienta que a prevenção é sempre a melhor alternativa.  “Hoje é um dia de conscientização e alerta, por isso reforçamos a comunicação para lembrar a população que nossas salas de vacina seguem abertas para acolher e vacinar o público durante todo o ano. A vacinação é o método mais eficaz de prevenir várias doenças e é ofertada gratuitamente pelo SUS”, afirma.

 

Conforme a coordenadora de imunização da SMS, Doiane Lemos, é essencial que os pais estejam alertas às orientações dos profissionais de saúde e datas de retorno para completar os esquemas de imunização para cuidar das crianças. “Por isso a gente reforça a importância de os pais estarem atentos e de manter atualizada a carteira de vacinação. A gente sabe que não há como escolher que doença a criança terá no futuro”, pontuou.

 

Tratamento – Além da prevenção, na rede municipal é possível também ser realizado o acompanhamento desses casos. No Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no Largo de Roma, s/n, são realizados testes sorológicos para HIV, hepatites, HTLV e sífilis. A estrutura também promove aconselhamento, palestras educativas, diagnóstico de sífilis e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (DST).

 

No Serviço Municipal de Assistência Especializada – Semae Liberdade, situado nas dependências do 3º Centro de Saúde Professor Bezerra Lopes, na Rua Lima e Silva, Liberdade, são realizadas atividades de aconselhamento, diagnóstico e tratamento de DST e HIV/AIDS. A equipe multiprofissional desenvolve atividades de prevenção articuladas com os moradores, na perspectiva de integração do serviço com a comunidade na qual está situada.

 

E no Serviço Municipal de Assistência Especializada – Centro de Saúde São Francisco, na Rua José Duarte, 86, Tororó, é realizado o atendimento a pacientes com DST e Aids. O local possui equipe multiprofissional e realiza aconselhamento, palestras e oficinas de prevenção às DST/Aids, além de desenvolver programas específicos, como Controle do Tabagismo, Saúde e Prevenção nas Escolas, e Prevenção das DST/Aids junto a Crianças, Adolescentes e Jovens em Situação de Rua.


Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS