Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE VARZEDO-BA AGUARDAM RESPOSTA DO PREFEITO ARI BAHIA, COM RELAÇÃO AO CUMPRIMENTO DO PLANO DE CARREIRA, LEI Nº 140/2002, APÓS REUNIÃO COM REPRESENTANTES DA CATEGORIA.

 

Imagem ilustrativa Google 

 

Os professores do município de Varzedo, em contato com o site PIRÔPO NEWS BAHIA, relatam que vêm tendo perdas significativas  desde 2016, quando os reajustes dados pelo Governo Federal não foram concedidos na sua integralidade pelos gestores municipais, somando perdas de quase 40% para a categoria e descumprimento do Plano de Carreira do município (Lei 140/2002).

Diante disso, a categoria vem lutando ano após ano pelos seus direitos, se reunindo   com dirigentes municipais, em especial com o gestor Ari Bahia (2017 a 2024) que vinha alegando falta de recurso para o cumprimento da carreira, o que gerou grave congelamento na tabela de vencimento. No entanto, com a aprovação do NOVO FUNDEB ( Lei 14.113 ) os recursos do município aumentaram de forma significativa e os repasses vem aumentando gradativamente, conforme esta lei, desde 2020. Este ano por exemplo teve um aumento referente ao repasse da união de 19%, aumento este no valor de 3,6 milhão de reais referente ao exercício de 2023, no ano de 2025 será de 21% e em 2026 de 23%. Vale ressaltar que entra, mensalmente, na conta da educação do município aproximadamente 1,1 milhão de reais segundo fonte do BB repasse e previsão da CNM ( Confederação Nacional dos Municípios).

Os representantes da APLB-Sindicato, se reuniram mais uma vez com o gestor Ari Bahia e setores jurídico e contábil, no dia 08/05, para discutir as perdas supracitadas e outras demandas da categoria que são cruciais para valorização e melhoria das condições de trabalho que impactam na qualidade de ensino do município. A gestão pediu um prazo de 30 dias para fazer um estudo de impacto do cumprimento da Lei ( Plano de Cargos e Salários). Acredita-se que este estudo seja favorável para a categoria, pois há recurso financeiro suficiente para resolver o destravamento do plano de carreira, pois o município tem mais de 20 anos que realizou CONCURSO PÚBLICO e além disso  conta, atualmente, com  apenas  68 PROFESSORES EFETIVOS do quadro do magistério.

Confiantes que o CUMPRIMENTO DA LEI DO PLANO DE CARREIRA seja resolvido o mais breve possível, a categoria aguarda de forma esperançosa, e acredita que o prefeito Ari Bahia, por ser também servidor público, esteja  sensível a esta causa. Espera-se também, que as reivindicações aqui colocadas sejam consideradas e atendidas para que os servidores do quadro do magistério da Prefeitura de Varzedo possam se orgulhar da profissão que escolheram e da opção que fizeram de poder traçar os rumos do desenvolvimento da cidade.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS