Últimas Notícias

SALVADOR: Estudantes participam de ação pelo Dia Mundial do Meio Ambiente no Parque das Dunas

  

Foto: Lucas Moura/Secom PMS

A Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) realizou, nesta segunda-feira (20), uma atividade no Parque das Dunas de Salvador, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente (World Environment Day), celebrado no próximo dia 5 de junho. Com a participação de 30 estudantes com idades de 7 a 10 anos do projeto social Hora da Criança, a mobilização, realizada em parceria com o Pacto Global de Prefeitos para o Clima e Energia na América Latina (GCoM), através do Escritório Internacional, tem o intuito de promover a ação climática a nível local e global.
 
"Nossa primeira meta é fazer com que essas crianças conheçam e entendam o funcionamento deste parque urbano, o maior parque de dunas do Brasil. Dessa forma, elas aprendem a importância da preservação deste espaço público, em meio às comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrando ainda a parceria entre a Prefeitura de Salvador e o Pacto Global de Prefeitos para fomentar ainda mais as ações desenvolvidas na esfera ambiental", explica o titular da Secis, Ivan Euler.
 
O criador e gestor do Parque das Dunas de Salvador, Jorge Santana, ressalta que este é o maior parque urbano de dunas do Brasil, composto também por lagoas e restinga e com 690 hectares de extensão. "Essas dunas começavam em Amaralina, correndo 23 km para dentro da cidade, até aqui a Praia do Flamengo, seguindo até a divisa da Bahia com Sergipe”, conta.
 
Santana ressalta ainda que quem se dedica a conhecer as trilhas interpretativas no local descobre um monte de vida, fauna e flora, que têm uma importância enorme para cidade de Salvador. Ele explica, por exemplo, que a vegetação funciona como filtro de salinidade, evitando a entrada de sal nos eletrodomésticos, nos carros e nas construções, além de captar o calor do sol, fazendo com que 92% de Salvador se beneficie com essa retenção. Além disso, as dunas são esponjas naturais que impedem a cidade de alagamentos intensos, devido à absorção das chuvas litorâneas torrenciais.
 
Morador do bairro de Brotas, o estudante Daniel Mamona, de 9 anos, se encantou com as novas descobertas e o aprendizado no parque. "Aprendi muita coisa sobre a natureza e a preservação do meio ambiente e das dunas. Acho muito importante descobrir que muitas dessas plantas daqui estão sendo estudadas por cientistas e que poderão ser muito úteis para nós. Além disso, aprendemos a conservar a água, preservar para o futuro, reciclar lixo, não sujar as ruas, para conservar mares, rios e lagos, o que é muito importante para nossa vida e nossa saúde", elenca.
 
Projeto  Existente há 31 anos, o Parque das Dunas realiza um projeto de educação ambiental chamado “Conhecer para Conservar" através de trilhas interpretativas, guiadas por biólogos e especialistas que abordam temas como ecossistemas locais, sustentabilidade, conservação, fauna e flora. Sempre recebe visitas de estudantes e pesquisadores, que podem viver ao vivo a importância da área para a cidade.
 
“O ser humano só conserva aquilo que conhece, e as ações conjuntas com a Prefeitura nos permite apresentar esse trabalho de três décadas, através dessas trilhas interpretativas, onde as crianças podem viver a realidade do parque. Quando entendemos que somos parte da terra e que precisamos deixar isso para o próximo, isso explica a existência e a necessidade deste parque e de seu caráter interpretativo", finaliza Santana.
 
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS