Últimas Notícias

SALVADOR: Prefeitura entrega cinco praças em Cajazeiras XI e chega a 523 novos equipamentos desde 2021

Foto: Valter Pontes / Secom PMS

O bairro de Cajazeiras XI foi beneficiado na noite desta terça-feira (25) com a inauguração de cinco novas praças, de uma só vez, construídas pela Prefeitura de Salvador. O prefeito Bruno Reis esteve na região para o ato de entrega dos equipamentos, que vão proporcionar mais opções de convivência e lazer aos moradores da localidade. Com esses novos espaços, a capital baiana chega a 523 praças criadas ou reconstruídas pela atual gestão.

Bruno Reis destacou o volume de áreas de lazer inauguradas, devolvendo o espaço público à população: “Nunca se construiu tantas praças em tão pouco tempo na história desta cidade como estamos fazendo neste mandato. A Prefeitura mantém um padrão para todas as praças inauguradas em Salvador. Seja em qual bairro for, todas elas têm os mesmos equipamentos e a mesma qualidade de construção. O que muda são as escolhas da própria comunidade, que diz para a gente quais equipamentos querem ver instalados”, disse.

A primeira entrega foi a da Praça Antônio Enilson Motta de Moura, na Rua Maria Stella Pita Leite. Numa área de aproximadamente 400 m², foram implantados mobiliários como mesas de jogos, parque infantil com Casa do Tarzan e academias de ginástica e saúde. O local foi totalmente urbanizado com grama sintética e natural e guarda-corpo em eucalipto. A iluminação e a segurança também foram reforçadas, com luminárias em LED, postes de fibra e obras de infraestrutura elétrica.

Na mesma localidade, a Prefeitura fez a requalificação do entorno do campo comunitário, criando assim uma nova praça para os moradores. Bruno Reis lembrou que os brinquedos e demais mobiliários são fruto do trabalho da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), que projeta todos os equipamentos de fabricação própria.

“A equipe da Prefeitura, através da Desal, esteve aqui, antes do início da obra, para ouvir a comunidade, entender as suas demandas e listar quais equipamentos eram prioridade a ser instalados, haja visto que não era uma área muito grande, mas que foi bem aproveitada. Ou seja, tudo que está aqui foi escolha de vocês, dos moradores, pensando especialmente nas crianças”, afirmou o prefeito.

Cátia Freitas, de 47 anos, é moradora da região há 23 e falou que a comunidade estava precisando da praça: “Eu não tenho filho pequeno para vir brincar, mas eu percebo que tem muitas crianças dos meus vizinhos que vão poder vir para cá agora e se divertir. Antes era um monte de carro velho, quebrado, sucata, e agora tem uma praça maravilhosa”, disse.

Vivian Moura, 40 anos, é filha de Antônio Enilson Moura, um dos primeiros moradores da localidade, que foi homenageado no espaço. “Para a gente é uma honra, porque vivemos aqui desde que eu nasci e meu pai sempre foi muito colaborativo com toda a comunidade. Quando a gente chegou aqui, ainda não tinha pavimento, não tinha transporte, a gente vivia em local remoto. Com o tempo foi crescendo, melhorando, e ele fez parte de tudo isso. É uma maneira da gente lembrar para sempre dele”, disse.

Marcelo Pereira, de 54 anos, é vendedor e mora no local há 32 anos. Segundo ele, a praça, mais iluminada, dá mais segurança às famílias. “A gente se sente mais à vontade e seguro de estar aqui. Os pais e as mães podem ficar recuados, no barzinho, e as crianças ficam lá brincando, sem preocupação, porque está bem iluminado. Essa sensação de bem-estar é o que mais alegra a gente e fortalece a comunidade ainda mais. Até os adultos hoje podem parar aqui para tomar um arzinho, um fresco, sentindo mais segurança. Foi uma melhoria enorme”, comentou.

Mais lazer - Em seguida, foi a vez da Praça Loteamento Santo Antônio. Numa área de quase 2 mil m², foi implantada uma mini-quadra, além de parque infantil com Casa do Tarzan, balanço e escorregadeira em eucalipto, mesas de ping-pong e futmesa, academias de ginástica e saúde e conjunto de mesas de jogos. O local também recebeu iluminação em LED, novos postes de fibra, infraestrutura elétrica, paisagismo com grama natural e sintética, entre outras melhorias, num total de quase R$500 mil investidos.

“Mudou completamente a cara do bairro. Quem conhecia o antes e vê o agora, percebe que a diferença de vida é enorme. Só hoje, a Prefeitura está inaugurando cinco praças aqui em Cajazeiras XI. Imaginem que essa Prefeitura, no passado, mal conseguia trocar iluminação, não coletava o lixo, as ruas eram esburacadas, ou seja, não conseguia fazer o básico. Em nenhum outro momento Salvador teve tanta capacidade de investir, de recuperar a cidade, de implantar equipamentos como esses”, comentou Bruno Reis.

Na mesma noite, foram inauguradas as praças Florisvaldo de Jesus Abade, no Loteamento Santa Bárbara, e a 9 de Março, na Rua Hildegardes Viana, no final de linha de Cajazeiras XI. A primeira, que recebeu mini-quadra, tem pouco mais de 1 mil m², enquanto a segunda tem 468 m². Ambas as áreas receberam o mobiliário com o padrão da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), englobando parque infantil, mesas de jogos e infantis, academias de ginástica e saúde, além de mesas de ping-pong e futmesa.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS