Últimas Notícias

SALVADOR: Prefeitura inaugura UPA Pediátrica com capacidade para atender 150 crianças por dia


Foto: Valter Pontes/Secom PMS 


A Prefeitura de Salvador inaugurou nesta terça-feira (25) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediátrica, no Vale dos Barris, que terá capacidade para atender 150 crianças por dia. A unidade é interligada à UPA já instalada no local e conta com salas de estabilização, acolhimento e classificação de risco e de medicação, dois leitos de observação e quatro consultórios. A Upinha, que funcionará 24 horas já a partir desta terça, contou com investimento de cerca de R$ 2 milhões.
 
O prefeito Bruno Reis ressaltou a importância de criar uma estrutura voltada exclusivamente para atendimento pediátrico anexa à UPA com maior demanda de Salvador. “Esse equipamento vem para ajudar milhares de pais e mães que sabem da dificuldade de conseguir um atendimento pediátrico. Às vezes você quer pagar uma consulta e não consegue. Aqui vamos oferecer atendimento de urgência e emergência 24 horas. Sabemos que a UPA dos Barris é a mais procurada da cidade. Agora, com atendimento especializado para as crianças, a procura será ainda maior”, disse. Entre janeiro e maio deste ano, foram realizados 57.312 atendimentos médicos na UPA dos Barris.
 
Bruno Reis anunciou que, além da UPA Pediátrica inaugurada nesta terça no Vale dos Barris, haverá em breve uma unidade do mesmo tipo no Hospital Maternidade e da Criança, cuja inauguração acontecerá ainda este ano. “Essas duas UPAs vão dar assistência a toda a cidade. E com isso a gente vai ampliando a nossa rede. O governo federal preconiza a necessidade de uma UPA para cada 300 mil habitantes. Se a gente ficasse com os números do IBGE, precisaríamos somente de oito. Mas nós já temos 12. Porque o que vale para a gente é a procura das pessoas, a necessidade. E saúde não espera”, disse.
 
Com a nova UPA Pediátrica dos Barris, as crianças também deixarão de ficar expostas a situações que poderiam traumatizá-las, como o contato no fluxo inicial de atendimento com pessoas vítimas da violência que buscam socorro. “Estamos oferecendo um atendimento humanizado, cada vez melhor, onde as crianças possam chegar e não ter que ver e conviver com certas cenas”, explicou o chefe do Executivo municipal.
 
Presente à inauguração, a vice-prefeita Ana Paula Matos relatou o episódio que a motivou a sugerir a criação da UPA Pediátrica, quando ainda estava à frente da Secretaria de Saúde. “Muitas vezes, em situações graves, que precisam de uma resposta rápida, é para cá que trazem essas pessoas. Em um sábado à tarde, eu estava aqui e chegou uma pessoa ensanguentada procurando assistência e tinha uma criança muito assustada. Naquele dia, eu conversei com a equipe e vimos que havia um espaço na lateral, onde dava para construir outro prédio”, narrou.
 
O secretário municipal da Saúde, Alexandre Reis, explicou que essa é a segunda UPA implantada com essa configuração pela gestão municipal. “Estamos entregando hoje a UPA Pediátrica Vale dos Barris totalmente equipada, com sala de estabilização, consultórios, sala de medicação, ou seja, toda a estrutura necessária para atender as demandas pediátricas da cidade. Essa é a segunda UPA nesse modelo; a primeira construída, mas na UPA do Marback adaptamos para criar um acesso independente para as crianças”, afirmou.
 
Ações – A vice-prefeita destacou ainda o compromisso da atual gestão com a infância, ao lembrar outras iniciativas voltadas para este segmento. “Quando o senhor assumiu a gestão, já tinha se proposto a ser o prefeito da educação, compreendendo que é a partir do investimento nas crianças que a gente constrói uma sociedade com verdadeira equidade. E o senhor tem feito isso em todas as áreas. Não à toa, o senhor nos determinou ir além e fazer um Hospital Maternidade e da Criança, com cirurgia infantil e para a mãe, UTI neonatal, parto humanizado, mas também uma UPA 24h de crianças”, disse.
 
“Mas a gente não se contentou com isso. O senhor criou o Núcleo da 1ª Infância, o Caminho Legal; e toda uma lógica de atenção especial aos primeiros mil dias da criança, que é a primeira infância, mas também cuidando de modo muito efetivo das crianças e adolescentes da cidade, ampliando as políticas públicas e entregando equipamentos como esse”, completou Ana Paula.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS