Foto: Secom |
Um grupo de economistas, empresários e personalidades brasileiras lançou nesta quarta-feira (28) o "Pacto Econômico pela Natureza", um manifesto que clama por medidas mais robustas e pelo envolvimento da sociedade na proteção do meio ambiente. Publicado em jornais de circulação nacional, como a *Folha de S. Paulo*, o documento destaca a urgência de intensificar os esforços contra as mudanças climáticas, que têm se agravado nos últimos anos.
O manifesto enfatiza a necessidade de acelerar a elaboração de diretrizes e metas para um plano nacional de descarbonização, que será apresentado na COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, prevista para ocorrer em Belém, em 2025. Os signatários, que incluem nomes influentes como Ana Maria Diniz (Instituto Península), Arminio Fraga (Gávea), e Guilherme Benchimol (XP), assinam o documento individualmente, não em nome das empresas que representam.
O grupo alerta que recentes catástrofes, como as enchentes no Rio Grande do Sul e os incêndios no Pantanal, ressaltam a necessidade de uma colaboração entre setores para combater as mudanças climáticas de forma eficaz. Informações via metro1.