Últimas Notícias

Tribunais Brasileiros Têm Baixa Adesão às Medidas de Igualdade de Gênero e Raça, Aponta Pesquisa

Foto: Reprodução


A maioria dos tribunais brasileiros ainda não adotou plenamente as medidas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para combater a desigualdade de gênero e racial no Poder Judiciário. Segundo uma pesquisa realizada pelo Fórum Justiça, por meio do ColetivAmente, apenas uma minoria dos tribunais cumpriu integralmente as normas.

Em termos de igualdade de gênero, apenas cinco dos 27 tribunais brasileiros aderiram completamente às medidas. Nove tribunais cumpriram parcialmente, e 13 não forneceram informações suficientes para avaliação. No que diz respeito à igualdade racial, apenas sete tribunais implementaram integralmente o acordo de cooperação técnica, enquanto os demais não responderam adequadamente ao levantamento.

A falta de transparência e de compromisso com essas diretrizes preocupa os pesquisadores. Gabrielle Nascimento, do Fórum Justiça, destaca que a pesquisa "acende um alerta" sobre a necessidade de maior comprometimento das instituições para promover a equidade de gênero e raça. Ela enfatiza que a democratização do sistema de justiça é essencial para torná-lo mais representativo das demandas da sociedade.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
REGIONAIS BAHIA 2024.2
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS