Foto: Marcello Casal |
O Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira (19) que 150 chaves Pix de clientes da SHPP Brasil Instituição de Pagamentos, operada pela Shopee, tiveram seus dados expostos entre os dias 2 e 4 de setembro. Este é o 14º incidente de vazamento de dados envolvendo o Pix desde o seu lançamento, em novembro de 2020.
A exposição incluiu informações como nome do usuário, CPF, instituição financeira, agência, número e tipo de conta. O BC esclareceu que, apesar do vazamento, dados financeiros sigilosos, como senhas, saldos e extratos, não foram comprometidos. O incidente ocorreu devido a falhas pontuais nos sistemas da instituição.
Apesar do baixo impacto potencial, o BC optou por divulgar o incidente em nome da transparência. Os clientes afetados serão notificados apenas por meio do aplicativo ou internet banking, e o BC alertou para desconsiderar tentativas de contato via SMS, chamadas telefônicas ou aplicativos de mensagens.
O caso será investigado, e sanções poderão ser aplicadas à instituição, que poderá enfrentar multas ou, em casos graves, até a exclusão do sistema Pix. Desde maio de 2022, a Shopee opera no Brasil como instituição de pagamentos. Informações via atarde.